A empresa que barrou o animal de estimação de Rafael Capanema no voo de Madrid para São Paulo admitiu seu erro na identificação dos documentos, e disse que fará o transporte sem custos adicionais à viagem
Nesta sexta-feira (20), o brasileiro Rafael Capanema denunciou a companhia aérea AirEuropa, por ter impedido ele de embarcar num voo de Madrid, na Espanha, para retornar ao Brasil com seu cachorro. Apesar de apresentar os documentos corretos aos funcionários da empresa, eles exigiram o passaporte europeu e o papel do veterinário que comprova a avaliação de saúde do animal, documento esse que fica retido no Ministério da Agricultura da Espanha para que seja emitido o Certificado Veterinário Internacional.
“Não fez sentido nenhum. Eles pediram o passaporte europeu de animal que não é nem aceito no Brasil. Falaram que se eu não tivesse esses documentos não poderia embarcar com o Romeu. Tentei de tudo, mas nada foi feito. Então, como precisar voltar ao Brasil, viajei sei ele e uma amiga minha se dispôs a ficar com o Romeu. Eu só chorava no avião“, disse Rafael, no domingo (22).
Como foi verificado pela reportagem, o site da companhia aérea AirEuropa informa que para viagens com um animal de estimação com destino a um país que não faz parte da União Europeia, como é o caso da viagem de Rafael, o passageiro deve saber o que o país de destino exige de documentação para a entrada do pet.
“No caso do Brasil, é o Certificado Veterinário Internacional emitido pelo Ministério da Agricultura da Espanha que atesta a boa saúde do cachorro“, afirmou Rafael.
A companhia reconheceu o erro cometido na hora do embarque, pediu desculpas, se comprometendo a fazer o transporte do animal de estimação para São Paulo sem custos adicionais.
Romeu, um Golden Retriever de 10 anos com o pelo cor de champanhe, é o cachorro de Rafael que não pode viajar com o dono para São Paulo, tendo de ficar com uma amiga dele na capital espanhola. Sua viagem de retorno será durante a noite dessa terça-feira (24); é previsto que Romeu desembarque na manhã de quarta-feira (25) no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
“A Air Europa lamenta o erro cometido com um passageiro no processo de identificação e embarque do cachorro Romeu. O pedido de desculpas por parte da companhia foi transmitido pessoalmente ao cliente. Da mesma forma, uma série de medidas foram implementadas para fornecer uma solução correta e rápida para o incidente“, disse a empresa em comunicado.
Rafael Capanema teve que retornar ao Brasil sem seu cachorro Romeu, que completa 11 anos amanhã (25) (Foto: Reprodução/Instagram Rafael Capanema)
“Após validar que a documentação fornecida pelo passageiro e exigida pelo órgão público competente estava correta, a companhia aérea organizou de forma urgente o transporte do Romeu, no voo que decola hoje (24), de Madrid para São Paulo“, declarou a AirEuropa ao passageiro Rafael Capanema.
Segundo a companhia aérea ela “manteve uma comunicação aberta e direta com Rafael para informá-lo das medidas realizadas” e disse que “assume integralmente os custos do translado, assim como os que foram derivados da falha no procedimento“.
A data de retorno de Romeu ao Brasil será muito especial para Rafael, que disse ter se emocionado muito com a notícia, principalmente ao saber que seu animal de estimação voltará no dia do seu aniversário, quando completará seus 11 anos de vida canina.
“Estou extremamente feliz. Foram quatro dias que passei de muito triste para muito feliz. Realmente eles se desculparam, se comprometeram em colocar ele em um voo até Guarulhos. Ele vai chegar na manhã desta quarta-feira (25), aniversário dele, e vai ter todo um suporte, graças a Deus. Não vejo a hora de vê-lo. Alívio demais“.
Foto destaque: Romeu é um dog Golden Retriever de 10 anos, ele ficou na Espanha e vai retornar nessa terça a noite para São Paulo. Reprodução/Instagram Rafael Capanema