Michael Jackson: 13 anos sem o Rei do Pop

4 min de leitura

Há 13 anos, em 25 de junho de 2009, uma notícia corria por todos os cantos do planeta: um dos maiores artistas do mundo, Michael Jackson viera a falecer, aos 50 anos.  

Quem foi Michael Jackson? 

Michael Joseph Jackson, nasceu em Gary, Indiana. Foi um grande cantor, compositor e dançarino. Sua trajetória foi histórica dando a ele o título de “Rei do Pop”.  

Sendo o oitavo filho da conhecida família Jackson, ele estreou profissionalmente em 1954 juntamente com seus irmãos: Jackie, Tito, Jermaine e Marlon formando assim o grupo “The Jackson 5”, e mesmo pequeno, Michael já se destacava.  

Em 1971, o cantor iniciou sua carreira solo e logo no início dos anos 80 se tornou uma estrela com seus clipes como: Beat It, Billie Jean e Thriller


Michael Jackson em Thriller (Foto: Reprodução/UOL)


Inspiração para muitos artistas por todo o mundo até os dias de hoje, Michael contribuiu não só para a música, mas também para a dança e a moda por décadas. 

O álbum Bad de 1987 do artista pop foi o primeiro a ter cinco singles como número 1 na Billboard Hot 100. Jackson não parou por aí, foi crescendo cada vez mais marcando gerações não só com suas canções, mas com coreografias, popularizando técnicas de dança como o “moonwalk” marca do artista e seus figurinos icônicos como a conhecida luva brilhante. 

Michael Jackson é um dos artistas musicais mais vendidos da história com vendas que passam os 500 milhões de discos em todo o mundo e seu álbum Thriller é o mais vendido da história da música, com vendas que chegam em 70 milhões de cópias em todo o planeta.  

Michael ganhou centenas de prêmios incluindo 15 Grammy Awards, 26 American Music Awards e 13 singles como número 1 da Billboard Hot 100. 

Sua morte 

A morte repentina que pegou muitos fãs de surpresa teve como causa oficial uma intoxicação aguda por propofol e benzodiazepina, que se tratavam de dois fortes medicamentos que o cantor tomava para dormir. 

A mistura destes dois medicamentos provocou uma parada cardiorrespiratória em Michael, que foi encaminhado ao hospital Ronald Reagan UCLA Medical Center, até então com vida. No entanto, ele não resistiu e acabou vindo a óbito. 

Os remédios receitados para Michael Jackson foram administrados pelo Doutor Conrad Murray, que foi julgado e condenado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) pela morte do artista. Em sua sentença o médico recebeu a pena de 4 anos de prisão, no entanto, apenas 2 foram cumpridos e ele e foi liberado por bom comportamento. 

Muitos fãs sentiram uma tristeza profunda pois alguns tinham a esperança de assistir ao primeiro show do cantor em suas vidas. Isso porque em 2009, Michael Jackson se preparava para um retorno glorioso aos palcos após ficar praticamente dez anos sem fazer turnês.  


Michael Jackson em show (Foto: Reprodução/UOL)


Este afastamento ocorreu por problemas pessoais e de saúde. Um destes problemas foram as 14 acusações de pedofilia que ele foi inocentado, mas que afetou profundamente sua carreira.  

A nova turnê do cantor que levava o nome de This Is It, estava em seus últimos preparativos. Em 24 de junho de 2009, um dia antes de morrer, Michael participou de um dia de ensaio em Los Angeles. Lá ele esteve com colegas e parecia feliz e saudável.  

Michael Jackson foi um dos maiores artistas não só para cultura pop, mas para todos os artistas do mundo e deixou um grande legado que irá perdurar por muito tempo.  

 

Foto destaque: Michael Jackson. Foto: Reprodução/Pinterest.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile