Na manhã de quarta-feira (03), o Rock & Roll Hall of Fame revelou os escolhidos para a classe de 2023 do Rock Hall. Entre os novos selecionados, estão: Kate Bush, Missy Elliott, George Michael, Sheryl Crow, Rage Against the Machine, The Spinners e Willie Nelson.
Além disso, Chaka Khan, Al Kooper e Bernie Taupin receberão o Musical Excellence Award e o falecido criador e apresentador do programa Soul Train, Don Cornelius, terá uma homenagem póstuma com o Ahmet Ertegun Award.
A novidade foi divulgada por meio do site oficial da instituição, com um vídeo apresentado por LL Cool J. Confira abaixo:
(Vídeo: Artistas indicados ao Rock and Roll Hall of Fame. Reprodução/RockHall)
O destaque vai para Rage Against the Machine é um grupo liderado por Zack De La Rocha e Tom Morello, que representa um ponto de ligação entre os mais variados gostos e tribos, com forte apelo político.
(Reprodução/ YouTube)
Vale a pena ressaltar, também, que Missy Elliott está sendo introduzida em seu primeiro ano de elegibilidade e se torna a primeira rapper feminina a ser induzida. Tal feito é um marco para o movimento, onde a presença feminina ainda é constantemente invisibilizada.
Assim, as mulheres, cada vez mais, constroem seus espaços. A indicação abre caminhos para refletir, justamente, sobre como as mulheres estão inseridas no rap.
(Reprodução/YouTube)
Para serem elegíveis para a introdução no Rock Hall, os artistas devem ter lançado seu primeiro disco há pelo menos 25 anos. Para ser empossado, um artista deve ser indicado por um comitê que seleciona qualquer um dos 15 a 19 candidatos.
“O incrível grupo de homenageados deste ano reflete os diversos artistas e sons que definem o rock & roll”, disse John Sykes, presidente da Rock & Roll Hall of Fame Foundation.
A cerimônia de posse acontecerá no Barclays Center, no Brooklyn, no dia 3 de novembro.
Foto destacada: Rage Against The Machine e Kate Bush. Reprodução/Getty Images