A revista estadunidense Rolling Stone produziu uma reportagem exclusiva exaltando a influência de Pabllo Vittar e BaianaSystem na política brasileira por meio de suas músicas. Segundo a revista, ambos artistas utilizam do poder da fama para expor ao mundo sobre o que acontece na política brasileira, além de terem sido essenciais nas últimas eleições presidenciais do país.
Na matéria veiculada nesta terça-feira (28) a revista destacou a trajetória da drag queen e do grupo soteropolitano para expressar suas posições políticas e conseguir, por meio da música, falar sobre o cenário político brasileiro e promover debates sobre injustiças e preconceitos pregados por políticos no país.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Rolling Stone exalta posicionamento político de Pabllo Vittar e BaianaSystem na música <a href=”https://t.co/BRmAYKwUKN”>https://t.co/BRmAYKwUKN</a></p>— POPline (@POPline) <a href=”https://twitter.com/POPline/status/1641233718558818305?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 30, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Rolling Stone destaca posicionamento político de Pabllo Vittar e BaianaSystem (Reprodução/Twitter).
Também foi destacado sobre o “Festival do Futuro“, que aconteceu no dia 1 de janeiro de 2023 com a posse do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A revista destacou que artistas como Pabllo Vittar, ativos no cenário político, comemoraram a vitória do presidente em uma grande “festa da democracia”, que transformou a Esplanada dos Ministérios de Brasília em um grande festival de música.
Reconhecendo que a cultura pop brasileira ainda se mantém distante do âmbito político, a Rolling Stone afirmou que o assunto “continua sendo uma lente específica para entender a dinâmica do poder e as questões sociais complexas hoje”.
Assim, Pabllo Vittar foi mencionado diversas vezes, sendo exaltado por sempre ter apresentado aos fãs seu posicionamento político em favor do presidente Lula. Em destaque, a revista discorreu sobre sua participação no “Festival do Futuro“, exaltando o discurso da artista afirmando ter sido uma das primeiras a apoiar a candidatura do atual presidente.
“Tenho laços com um Brasil que respeita seu povo, que busca melhorias para ter uma sociedade cada vez mais digna e justa para todos, principalmente para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade, independente de classe social, raça, gênero”, destacou Pabllo Vittar, que em diversos momentos afirmou que programas sociais do antigo governo do Partido dos Trabalhadores ajudaram sua família a se manterem no país.
Quanto à banda BaianaSystem, a revista destacou as letras das músicas que destacam a luta contra preconceitos e ideias políticas: “a música brasileira, conhecida por sua força e diversidade, sempre foi uma fonte primária para artistas ou movimentos expressarem ideias políticas”.
Foto destaque: cantora Pabllo Vittar (Reprodução/Twitter)