De acordo com a revista Variety, 865.000 telespectadores assistiram a exibição da premiação da emissora americana MTV, que foi ao ar nesta terça-feira (12). Um acréscimo de 37% de audiência se comparada com a registrada em 2022, quando foi contabilizado 630.000 pessoas assistindo ao evento.
Transmissão do evento por outros canais
Esses números retratam somente a exibição feita pelo canal. Já a audiência registrada pelas outras emissoras que transmitiram o evento como Comedy Central, Nickelodeon, VH1, entre outros, não havia sido divulgada até a publicação desta matéria.
A revista pontua também a melhora nas classificações demográficas, tendo registrado 1,03 na principal demonstração de 18 a 49 anos, e 1,14 entre adultos de 18 a 34 anos. Representando uma melhoria nos dados, em relação aos apresentados em 2022, de 77% e 118%, respectivamente.
Desde 2014 a emissora não tinha registros tão positivos no horário nobre das terças-feiras. No entanto, segundo a Variety, embora a emissora comemore o feito, não é um dado relevante, visto que a premiação, que é a maior audiência da MTV americana, teve sua última exibição em uma terça-feira, justamente em 2014.
Taylor Swift posa com as nove estatuetas conquistadas no VMAs 2023 (Foto: reprodução/Instagram/@vmas)
Sobre a premiação
Video Music Awards ou VMAs foi criada pela MTV americana em 1984 com o intuito de premiar os melhores videoclipes do ano. Realizada normalmente em Nova Iorque, hoje conta com outras categorias que premiam os artistas e músicas mais populares do ano.
Em 2023, a brasileira Anitta fez história levando para casa, pela segunda vez consecutiva, a categoria “Melhor Videoclipe de Música Latina”. Com o clipe de “Funk Rave” a cantora desbancou grandes nomes como Shakira, Rosalía e Karol G.
Já Taylor Swift, manteve a tradição e conquistou vários troféus. A artista levou 9 categorias, dentre elas: Video do Ano, Artista do Ano e Álbum do Ano. Taylor coleciona 23 estatuetas do VMAs ao longo da sua carreira.
Foto destaque: Vencedores do VMAs fazem pose com suas estatuetas. Reprodução/Instagram/@vmas