No último domingo (10), “What Was I Made For?”, de Billie Eilish, atingiu a marca de 500 milhões de streams no Spotify. A música foi lançada no dia 13 de julho de 2023 como parte da trilha sonora do filme “Barbie”, produzido e protagonizado por Margot Robbie e dirigido por Greta Gerwig.
Um pouco sobre a música
“What Was I Made For?” foi composta pela própria Billie Eilish junto a seu irmão e grande colaborador Finneas O’Connell. Em primeiro lugar, a diretora Greta Gerwig mostrou para os dois uma preliminar de “Barbie”, para que eles pudessem se inspirar na hora de escrever e produzir a canção.
Segundo Billie, esta foi a primeira música que eles escreveram após um longo período de bloqueio criativo. Ela é bem introspectiva, melancólica e traz uma busca por propósito e identidade no mundo. É uma reflexão sobre o fato de nos sentirmos superficiais e, assim, ficarmos em dúvida sobre a nossa própria existência, com uma sensação de deslocamento e um estado de incerteza e confusão a respeito de nós mesmos.
Ouça a música a seguir, pelo Spotify:
<iframe style=”border-radius:12px” src=”https://open.spotify.com/embed/track/6wf7Yu7cxBSPrRlWeSeK0Q?utm_source=generator” width=”100%” height=”352″ frameBorder=”0″ allowfullscreen=”” allow=”autoplay; clipboard-write; encrypted-media; fullscreen; picture-in-picture” loading=”lazy”></iframe>
Detalhes do videoclipe
O videoclipe de “What Was I Made For?” foi lançado no mesmo dia da música, em 13 de julho de 2023. Dirigido por Billie Eilish, ele retrata uma jovem com um vestido amarelo, que é parecido com o que Margot Robbie usou no filme como a barbie estereotipada. E então, a menina começa a brincar com roupas no tamanho de bonecas (que são réplicas de alguns trajes famosos já utilizados por Billie). Depois, a ação do vento e da chuva faz com que as roupas caiam, até que a jovem consegue juntar as peças e sair da sala.
Assista abaixo ao videoclipe, que já tem 85 milhões de visualizações no YouTube:
Clipe oficial de “What Was I Made For?” (Vídeo: reprodução/YouTube/Billie Eilish)
A música foi muito bem recebida pelo público e pela crítica especializada, que reforçou o fato de ela trazer uma mensagem muito importante, visto que ao mesmo tempo em que é triste e melancólica, também é bastante bonita e esperançosa. A canção entrou para várias listas nas paradas de sucesso, ficando em segundo lugar nas melhores músicas de 2023 da Billboard e do The Washington Post, além do nono lugar nas 100 melhores músicas de 2023 da Rolling Stone e em vários outros lugares.
Foto Destaque: imagem do clipe de “What Was I Made For?”, de Billie Eilish (Reprodução/Pitchfork)