Neste domingo (30) aconteceu o BET Awards, premiação grandiosa que acontece em Los Angeles, nos Estados Unidos, e celebra grandes personalidades negras tanto do mundo da música quanto do cinema. Inúmeros talentos passaram pelo tapete azul da cerimônia, incluindo brasileiros, que também concorreram a uma das categorias.
Melhores artistas do R&B/Pop
Uma das grandes revelações do R&B, SZA levou a melhor na noite da premiação, na categoria Melhor Artista Feminina de R&B/Pop. Já como Melhor Artista Masculino de R&B/Pop, o grande vencedor foi o rapper Usher, que competiu com potências do rap como Chris Brown, Drake e Burna Boy.
Vale mencionar que a voz de Usher se consolida como uma das maiores do rap internacional, já que ao pensarmos em rappers dos anos 2000 o nome dele é um dos primeiros a virem a mente, junto de talentos da mesma época como Akon, 50 Cent e Snoop Dogg. Este ano, por exemplo, ele foi a grande atração do Super Bowl e conquistou a maior audiência dentre todos os shows de intervalo realizados últimos anos.
Usher Wins Best Male R&B/Hip Hop Artist At The 2024 BET Awards #Usher #BETAwards pic.twitter.com/1ZjHzepfl5
— Real1Of1TV (@Real1of1TV) July 1, 2024
Usher recebe prêmio de Melhor Artista Masculino de R&B/Pop (Vídeo: reprodução/X/@Real1of1TV)
Melhores artistas do Hip Hop
Concorrendo com vozes conhecidas por suas rimas contagiantes, como a de Cardi B, Doja Cat e Megan Thee Stallion, Nicki Minaj foi contemplada na categoria Melhor Artista Feminina de Hip Hop pela oitava vez, sendo a rapper com mais vitórias.
Já como artista masculino Kendrick Lamar foi o grande vencedor, este por sua vez concorrendo na categoria com rappers como 21 Savage, Drake e Future. Sendo assim, contabilizando sete vitórias, o rapper conquista também o feito de ser o que possui mais vitórias nesta categoria.
Vídeo do ano
O clipe “On My Mama“, de Victoria Monét, ultrapassou o restante dos videoclipes e venceu a categoria. A produção visual competia com “Agora Hills”, de Doja Cat, além de “Barbie World”, de Nicki Minaj & Ice Spice (With Aqua).
Clipe de “On My Mama” (Vídeo: reprodução/Youtube/Victoria Monét)
Melhor ato internacional
O Brasil ganhou representantes na categoria “Melhor Ato Internacional”, com o rapper BK e a rapper Karol Conká. Porém, somado a nomes da competição como o da cantora francesa Aya Nakamura e a cantora nigeriana Ayra Starr, Tyla, dona do smash hit “Water”, que explodiu em julho de 2023, levou a melhor na premiação.
Tyla recebendo o prêmio de Melhor Ato Internacional (Foto: reprodução/X/@21metgala)
Melhor visualizer
Na categoria de Melhor Visualizer, Beyoncé foi a grande vencedora, com “Texas Hold’Em” música que fez com que ela liderasse as paradas country dos EUA assim que o single foi lançado ao mundo.
Visualizer de “Texas Hold’Em” (Vídeo: reprodução/Youtube/Beyoncé)
Sendo a maior cerimônia quando falamos de música negra, o BET Awards tem o objetivo de valorizar tantos artistas negros que estão contribuindo há anos para o mundo da música e também os que estão iniciando uma carreira. Deste modo, este fator consegue explicar o fato da celebração contemplar gêneros como o R&B, o afrobeat e o hip hop, gêneros tão pertencentes e importantes quando falamos de construção musical e histórica.
Matéria por Maria Stephany – Lorena R7.