Abril se despede com calor extremo e chuvas

Luiza Novaes Por Luiza Novaes
2 min de leitura
Foto destaque: alta temperatura em São Paulo (Reprodução/Cris Faga/NurPhoto via Getty Images Embed)

O outono no Brasil está cada vez mais quente e o fim do mês de abril não será diferente segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O órgão emitiu um alerta ontem (27) para ondas de calor extremo nos estados do Centro-oeste e Sudeste. O destaque é para as temperaturas altas para o domingo na cidade do Rio de Janeiro.

Onda de calor e capitais com temperaturas extremas

Até quarta-feira, os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Paraná estão com 5° a mais das temperaturas previstas para o período. Fora dessas regiões, o calor bate recordes também com 33° em Vitória, 32° em Manaus, 31° em Teresina e Salvador. O Rio de Janeiro será a capital mais quente desse domingo com 37°.

Chuvas nos extremos do Brasil

Enquanto a área de baixa pressão não deixa a chuva se formar nessas regiões, a chuva fica nos extremos com alerta de temporais entre Alagoas e Rio Grande do Norte. A zona de convergência intertropical deixa o norte com concentração de precipitações principalmente em Belém, São Luís, Natal e Maceió.

No Sul, ela se concentra no Rio Grande do Sul e em partes de Santa Catarina com a passagem de uma frente fria. Em Passo fundo, a chuva virá mais intensa, enquanto em Porto Alegre, ela será mais espaçada.


Chuvas para o Sul e litoral do Nordeste (Foto: reprodução/sbaryam/Getty Images Embed)


Fim de abril com calor e chuva no país

O final do mês abril será marcado por grandes concentrações de calor nas regiões centrais como o Centro-oeste e Sudeste e as chuvas estarão intensas no extremo sul e no litoral do Nordeste para os próximos dias. O outono brasileiro continua com sua marca de variações de temperaturas em vários locais do país pelo tamanho continental de nosso território. Nos dois casos, os avisos do Instituto aconselham cautela aos moradores desses estados.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile