Aumenta o risco de temporais no Rio Grande do Sul

Fernanda Eirão Por Fernanda Eirão
3 min de leitura
Foto destaque: Rio Grande do Sul tem previsões de mais chuvas e temporais nos próximos dias (Reprodução/Marccophoto/Pixabay)

O site Climatempo emitiu um aviso nesta quarta-feira (26), sobre o risco de aumento de instabilidade no estado do Rio Grande do Sul. O alerta vale para as regiões Noroeste, Norte e Serra e Vales, avisando sobre a possibilidade de temporais pontuais causados por um ciclone extratropical próximo ao sul do Brasil. As temperaturas também prometem continuar bem baixas com a aproximação de uma frente fria causada por esse ciclone.

Risco de chuva intensa

O Rio Grande do Sul ainda passa por dificuldades causadas pelas enchentes que assolaram várias cidades do estado da região mais extrema do país e causaram uma onda de solidariedade país afora. Agora, a formação de um ciclone extratropical se formando no oceano Atlântico pode agravar a situação ainda mais.

A frente fria associada a esse ciclone deve trazer, além de temperaturas baixas, tempestades e chuvas intensas com ventos fortes, além da possibilidade de granizo.


O ciclone que se aproxima do RS prevê a intensificação das chuvas e ventos nos próximos dias (Foto: reprodução/Luza Studios/Getty images embed)


As informações trazidas pelo Climatempo ainda preveem chuva forte ou moderada na capital rio-grandense, enquanto as regiões Central e Sul têm previsão de garoa, apenas. Em Campanha, Missões e no Oeste do estado não deve chover, apesar da formação de algumas nuvens no céu. Mas a situação mais preocupante está nas regiões Serrana, Noroeste, Metropolitana e Nordeste de Porto Alegre.

Para estas regiões, o Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET, emitiu alerta de chuva e tempestades, com precipitação entre 20 a 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia, além de granizo e ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Temperaturas bem frias

O ciclone que se aproxima do RS também promete ajudar a manter as temperaturas frias neste inverno. A frente fria trazida por ele irá se deslocar para a região Sudeste do estado, ajudando a manter as temperaturas de um dígito em algumas cidades sulistas.

Segundo o Climatempo, municípios como Caçapava do Sul, Pinheiro Machado e São José dos Ausentes, não verão temperaturas acima de 3ºC, com a máxima não passando dos 10ºC. Outras cidades como Bagé, Pelotas, Santana do Livramento e Chuí devem ter mínimas de 5ºC.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile