Aviões de Latam e Gol colidem no pátio do Aeroporto de Congonhas

Rafael Costa Por Rafael Costa
3 min de leitura
Foto Destaque: Gol e Latam (reprodução/Getty Images Embed/NurPhoto)

Na tarde da última segunda-feira (29), dois aviões das companhias aéreas Latam e Gol acabaram colidindo, no pátio do Aeroporto de Congonhas, na zonal sul de São Paulo. Por conta do acidente as duas aeronaves foram encaminhadas para manutenção, o fato fez com que os dois voos fossem cancelados. Ninguém ficou ferido por conta desse incidente.

Segundo Aena Brasil, empresa que administra o Aeroporto de Congonhas, o que causou a falha foi uma falha no procedimento de pushback, que é operado por uma empresa contratada.


Imagens dos Aviões (Foto: reprodução/X/@luizhen95262129)


O que é pushback

O pushback, que foi o principal motivo para ter acontecido a colisão. É um termo técnico utilizado no funcionamento de aeroporto, ele consiste em rebocar um avião do portão de embarque até a pista de decolagem, para realizar isso é utilizado equipamentos especiais.

A falha do pushback, ocorreu quando a falha do equipamento resultou em um contato entre a ponta da asa de um avião da Gol e a cauda de um avião da Latam. Em situações como essa é importante os profissionais terem um treinamento adequado, e as empresas responsáveis manterem a manutenção das máquinas que realizam o pushback.

O que ocorreu com os passageiros e seus voos

A Gol, uma das companhias aéreas envolvidas neste incidente, informou que colocou os clientes afetados pela colisão para uma outra aeronave. O voo, GOL 1238, que foi afetado tinha como destina Florianópolis, em Santa Catarina.

A Latam, informou que o avião tinha acabado de pousar, vindo do Rio de Janeiro. Apesar de não ter tido feridos, outros dois voos da Latam tiveram que ser cancelados. Os voos cancelados foram o LA3064 e o LA3069, ambos tinham como destino Curitiba.

As companhias aéreas se comprometeram em auxiliar os clientes a afetados e também dar segurança a esses passageiros

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile