Banco Central informa normalização do PIX após instabilidade pela manhã

Alguns sistemas de bancos apareciam indisponíveis, mas já estão resolvidos

Mateus Zago Por Mateus Zago
2 min de leitura
Foto destaque: fachada do BC (Reprodução/Ton Molina/Bloomberg/Getty Images embed)

Na manhã desta segunda-feira, (14), o PIX, funcionalidade presente em aplicativos de banco para transferências bancárias, se encontrou em estado de instabilidade, tendo sido classificado pelo Banco Central como “problemas técnicos”. Entre os bancos presentes no momento instável, estavam onze dos maiores grupos bancários do país, estando entre os 12 aplicativos que mais tiveram instabilidade nesta manhã, com exceção do Roblox, todos presentes eram instituições bancárias.


Urgente: Pix fica fora do ar e apresenta instabilidade
Reportagem sobre a queda do PIX (Vídeo: reprodução/YouTube/TV CM7)

Instabilidade do PIX nesta manhã

Nesta segunda-feira (14), abundância de clientes dos mais variados bancos do país, passaram por problemas para utilizar de alguns sistemas, dentre eles o que afetou maior número de cliente foi o PIX. O Banco Central do Brasil emitiu nota dizendo que aconteceram “problemas técnicos” nas plataformas, por isso o momento ‘fora do ar’, que foi resolvido ainda pela manhã.

Houve a ocorrência de problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix durante a manhã desta segunda-feira (14/10). As equipes do Banco Central atuaram rapidamente, e o problema já se encontra resolvido”

Comunicado do Banco Central após retorno do sistema.

O DownDetector, programa responsável por mostrar falhas em sistemas digitais, auxiliado por informações de usuários, registrou 11 aplicativos bancários entre os doze com mais instabilidade na manhã desta segunda-feira, entre eles estavam Banco Central, Nubank, Banco Inter, Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, PagSeguro, Santander, C6 Bank e PicPay.

Comunicados durante momento de instabilidade

Durante a instabilidade dos sistemas, o Banco Itaú emitiu um comunicado onde dizia para os clientes não repetirem as transações em casos de erro na operação, enquanto o Bradesco sugeriu o uso da TED, para realizar transferências, com a ausência do PIX.

O C6 Bank dizia que o aplicativo estava em atualização e por isso, estava com serviços indisponíveis, já o Santander, por volta de 12h08, soltou um comunicado se desculpando e dizendo que o sistema poderia ser acessado normalmente.

Sair da versão mobile