Barack Obama, de 62 anos, ex-presidente dos EUA, e Nancy Pelosi, de 84 anos, filiada ao partido dos democratas, tiveram uma conversa privada acerca do desempenho do candidato Joe Biden, de 81 anos, a qual gerou grande repercussão na mídia.
Ambos demonstraram grande receio e certa dose de preocupação com relação à maneira como o representante dos democratas, tem desenvolvido sua campanha eleitoral em 2024, e como isso tem repercutido no aperto durante a corrida até a Casa Branca.
Uma disputa eleitoral acirrada
Apesar dos apoiadores ao partido Democrata estarem afoitos para vencerem o maior rival na disputa eleitoral, o republicano Donald Trump, de 78 anos, o qual já atuou como presidente no período de 2017 a 2021, Obama e Pelosi têm fortes crenças de que isso dificilmente aconteça.
Biden ao lado de Obama durante uma arrecadação de fundos em LA, 2024 (Foto: reprodução/MANDEL NGAN/Getty Images Embed)
Em razão disso, grande parte dos membros participantes do Congresso e contatos mais próximos a Barack e Nancy, afirmaram que a desistência de Biden como candidato é quase eminente, agora resta apenas saber de qual modo isso ocorrerá, segundo relatado em entrevista ao canal de notícias CNN.
Divergências e pressão entre os democratas
Muitos companheiros de partido de Nancy Pelosi, estão fazendo pressão para que a democrata resolva as divergências que vieram à tona nos últimos tempos entre os filiados do partido. Grande parte dos democratas deseja que ela incentive Joe Biden a desistir da corrida eleitoral deste ano.
Ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, discursa em cerimônia de abertura em Washington, 2024 (Foto: reprodução/Andrew Harnik/Getty Images Embed)
Já Obama, parece seguir pelo mesmo caminho dos integrantes de seu partido quanto a incredulidade do atual presidente ganhar as eleições de 2024, apesar de não declarar explicitamente sua opinião ao público. Contudo, o parecer neutro e cauteloso de Barack em suas manifestações públicas, tem sido interpretado de modo equivocado por algumas pessoas.
Repercussões públicas e negativas
Apesar dos rumores que se espalharam pela mídia, o ex-presidente norte-americano Barack Obama e o candidato dos democratas, Joe Biden, estiveram juntos em alguns eventos para arrecadação de fundos, demonstrando aparente união.
E em uma dessas ocasiões, na cidade de LA, o ator George Clooney comentou que havia se assustado com a forma de agir de Biden, dizendo que “aquele era o mesmo homem que as pessoas haviam assistido no debate”, ao escrever para The New York Times.
Após o comentário do ator vir a público, alguns democratas acusaram Obama de estar confabulando contra Biden, somente pelo fato de Barack Obama e George Clooney serem amigos.