Nesta quinta-feira, dia 30 de outubro, o Superior Tribunal Federal (STF) finalizou a ação contra Carla Zambelli, deputada federal do Partido Liberal pelo estado de São Paulo (PL-SP). Zambelli estava sendo julgada por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma. O STF decidiu que Carla Zambelli deverá cumprir uma pena de prisão de 5 anos e 3 meses: a deputada já havia sido condenada a cumprir 10 anos de prisão por ter invadido os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As duas penas serão combinadas. Carla Zambelli está presa na Itália, após ter fugido do Brasil; a deputada federal foi colocada na Lista de Alerta Vermelho da Interpol, e logo depois foi encontrada e presa.
A ação do STF
O Superior Tribunal Federal julgou a deputada Carla Zambelli (Partido Liberal – SP) em duas acusações: porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma. As acusações são referentes a quando Carla Zambelli sacou uma arma, em uma rua na cidade de São Paulo, e perseguiu um apoiador de Lula.
Condenação de Carla Zambelli é definitiva (Foto: Reprodução/Instagram/@portalg1)
O episódio aconteceu na véspera do segundo turno das eleições de 2022; Zambelli já havia sido eleita como deputada federal, já que o resultado da eleição de deputados sai no primeiro turno. O STF declarou que a sentença de prisão é final: ou seja, a defesa de Carla Zambelli não pode mais pedir recursos. Além disso, a pena já pode ser executada.
Zambelli na Itália
A deputada federal Carla Zambelli possui passaporte italiano; por isso, ela conseguiu entrar no solo italiano sem usar o passaporte brasileiro. Zambelli fugiu do Brasil logo depois de ser condenada a 10 anos de prisão por causa da invasão ao CNJ, que aconteceu em maio.
Carla Zambelli fugiu para a Argentina, e depois para os Estados Unidos; para só então ir em rumo à Itália. A deputada federal foi considerada foragida pelo Brasil, e por isso, entrou na Lista de Alerta Vermelho da Interpol. O pedido de prisão internacional de Zambelli saiu no dia 4 de junho, e a deputada federal chegou em solo italiano no dia 5 de junho. Carla Zambelli foi capturada no final de julho, e permanecerá presa até o fim do julgamento do seu processo de extradição.
