Prisão de Carla Zambelli é mantida pela Justiça Italiana

Após a decisão da Justiça Italiana desta quinta-feira (28/08), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) aguardará o julgamento do pedido de extradição para o Brasil presa. Segundo o sistema judiciário da Itália, Zambelli apresenta um “alto risco de fuga”, devido à forma em que entrou no país europeu, logo após à emissão da sentença de […]

28 ago, 2025
Foto destaque: A deputada Carla Zambelli no Congresso Nacional (Reprodução/EVARISTO SA/AFP/Getty Images Embed)
Foto destaque: A deputada Carla Zambelli no Congresso Nacional (Reprodução/EVARISTO SA/AFP/Getty Images Embed)
Foto da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Carla é uma mulher branca, de cabelos tingidos de ruivo, modelados em cachos. Ela utiliza óculos quadrados, de cantos arredondados.

Após a decisão da Justiça Italiana desta quinta-feira (28/08), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) aguardará o julgamento do pedido de extradição para o Brasil presa. Segundo o sistema judiciário da Itália, Zambelli apresenta um “alto risco de fuga”, devido à forma em que entrou no país europeu, logo após à emissão da sentença de prisão feita pela Justiça Brasileira.

“Sou intocável na Itália”

Carla Zambelli foi condenada, em maio, a 10 anos de prisão pelas invasões aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No mesmo mês, fugiu do Brasil pela fronteira com a Argentina, em direção aos Estados Unidos. Ficou até o começo de junho, quando partiu para a Itália. Zambelli disse, em uma entrevista à CNN, que, como era cidadã italiana, era intocável no país europeu, e, por isso, não poderia ser presa.


Carla Zambelli fala sobre sua prisão (Vídeo: reprodução/YouTube/@CNN Brasil)

Porém, Zambelli foi colocada na lista de alerta vermelha da Interpol, logo quando chegou ao solo italiano. A deputada federal foi presa, na Itália, pouco mais de um mês após sua chegada, no final de julho. Ela está presa desde então, enquanto aguarda o processo de extradição para o Brasil terminar.

O “alto risco de fuga”

Zambelli foi considerada foragida do Brasil depois de fugir para o exterior. Depois, ao ser colocada na lista de alerta vermelha da Interpol, foi considerada foragida internacionalmente. Zambelli chegou ao país quase na mesma data em que a ordem de prisão brasileira foi emitida: ela chegou à Itália no dia 5 de junho, e a ordem de prisão saiu no dia 4 de junho; a Interpol colocou Zambelli na lista de alerta no mesmo dia em que ela chegou ao país. 

A forma em que a deputada chegou no solo europeu levou a Justiça Italiana considerar que Zambelli mostra um “alto risco de fuga”, por isso, decidiu manter a brasileira presa, enquanto aguarda a decisão da extradição para o Brasil. Segundo a Corte Suprema da Itália, quando um nome entra na lista de alerta vermelha da Interpol, há uma equivalência com o Tratado de Extradição Brasil-Itália, por se tratar de um pedido de prisão.

Mais notícias