A empresa alemã Volocopter informou nesta quinta-feira, (8), que os voos de teste programados para os “carros voadores” não acontecerão a tempo ou durante os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, como era esperado, porque eles não obtiveram a certificação necessária para a realização do teste.
Os “carros voadores” tem esse nome popular, mas são oficialmente chamados de eVTOL (sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso e decolagem vertical”) e, é uma aeronave similar a um helicóptero, porém, com mais hélices, que faz menos barulho.
Helicóptero, eVTOL e avião elétrico
Embora tenham características similares que, para um olho leigo, possam ser parecidos, eles possuem características que os diferem entre si. O helicóptero é um tipo de eVTOL (veículo de pouso e decolagem vertical) assim como o novo “carro voador”. Entretanto, os aviões elétricos não são eVTOL uma vez que utiliza asas fixas e precisa de velocidade antes de levantar voos.
Isto é, embora possuam características similares, o que diferencia os eVTOLs dos demais veículos aéreos é a capacidade de fazerem uma decolagem ou aterrissagem vertical, diferentemente dos aviões comerciais.
Testes e certificações
O “carro voador” da empresa alemã se chama Volocity, e está com a sua certificação atrasada há algumas semanas por questões relacionadas ao motor, isso segundo o vice-diretor executivo Edward Arkwright do Grupo ADP.
Ocorreu um teste em 2022 do modelo que seria usado no período dos Jogos Olímpicos e o Velocity voou durante 4 minutos no Aeroporto de Le Bourget, próximo a capital francesa.
Apesar da negativa, o grupo ainda cogita fazer um voo até o fim de 2024 em uma plataforma no Rio Sena, segundo informaram à AFP News. Além disso, os fabricantes também pretendem realizar demonstrações de voo com um protótipo nesta quinta-feira, (8), e neste domingo, (11), porém sem passageiros.
Atualmente, o modelo do veículo tem dois assentos e possui baterias para alimentar os 18 motores e, segundo seu fabricante, faz menos ruídos do que um helicóptero comum.