Catar diz ter direito de resposta após ataques do Irã

Mediante aos últimos ataques realizados pelo Irã, em retaliação a investida sofrida pelos Estados Unidos no último sábado (21) contra instalações nucleares iranianas, os iranianos enviaram mísseis em direção a Doha, no Catar, em ataque à base militar americana de Al Udeid. Nesta segunda-feira (23), o Catar se reserva ao direito de responder ao Irã, […]

23 jun, 2025
Foto destaque: mísseis lançados pelo Irã à base militar americana em Doha, no Catar (Reprodução/Getty Images/Getty Images Embed)
Foto destaque: mísseis lançados pelo Irã à base militar americana em Doha, no Catar (Reprodução/Getty Images/Getty Images Embed)
Mísseis lançados pelo Irã

Mediante aos últimos ataques realizados pelo Irã, em retaliação a investida sofrida pelos Estados Unidos no último sábado (21) contra instalações nucleares iranianas, os iranianos enviaram mísseis em direção a Doha, no Catar, em ataque à base militar americana de Al Udeid. Nesta segunda-feira (23), o Catar se reserva ao direito de responder ao Irã, mediante ao acordo internacional.

As Forças Armadas iranianas confirmaram mais cedo o ataque, e o chamaram de ‘devastador e poderoso’. Os mísseis foram disparados em direção à base militar norte-americana. Após os bombardeios realizados pelos EUA contra instalações nucleares iranianas, Teerã teria ameaçado iniciar uma retaliação contra os americanos.


Vídeo detalha o lançamentos dos misseis iranianos em direção à base americana, localizada em Doha. (Vídeo: Reprodução/X/@GloboNews)

O ataque à base americana no Catar

Foi confirmado que os mísseis direcionados à base americana foram interceptados pelo sistema de defesa do Catar. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari, publicou em suas redes sociais um comunicado anunciando que a defesa aérea do país frustrou com sucesso o ataque e interceptou os mísseis iranianos direcionados à Al Udeid. Foi confirmado que não houve nenhuma vítima ou ferido durante o ataque.

Ainda de acordo com Al Ansari, a extensão do conflito pode acarretar em situações que podem ter consequências catastróficas para a paz e a segurança internacionais. Por fim, o porta-voz faz um apelo para um cessar fogo imediato de todas as ações militares, além de um retorno à mesa de negociações para tratativas, à fim de priorizar soluções diplomáticas.


Em destaque, a nota oficial do governo do Catar após os ataques. (Foto: Reprodução/X/@GuiaPolitics)

Medidas de segurança dos EUA

A Casa Branca e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos monitoram de perto possíveis novas ameaças à base localizada em Doha. Antes do bombardeio direcionado pelo Irã, o Catar havia realizado o fechamento de seu espaço aéreo temporariamente, como medida de segurança provisória de moradores e visitantes.

Foi informado pela Embaixada dos EUA no Catar que, para proteção ao ataque, os funcionários deveriam se abrigar no local.

Mais notícias