Dia de eleições no Congresso de hoje foi marcado pela apreensão de quem assumiria a presidência do Senado, ainda mais depois que o governo Lula e sua construção da base decidiu mudar a composição das bancadas na Casa dos senadores.
Antes da oficialização da votação, oito senadores já haviam se comprometido a mudarem de partido, assumindo ao lado do atual presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Pacheco presidiu a sessão e também era um dos nomes candidatos a reeleição, disputando o cargo com os senadores Eduardo Girão (Podemos-CE) e Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro de Jair Bolsonaro que vinha sendo impulsionado pela bancada do PL, com 13 senadores.
O partido do PSD contará com três novas adesões e se tornará a maior bancada do Senado chegando a 15 cadeiras. O PSB também irá contar com três novas cadeiras depois das trocas feitas no início de mandato e terá quatro senadores.
Entre os aumentos de bancadas também está o PT que estará recebendo Randolfe Rodrigues (AP), para a função de líder do governo no Congresso enquanto negocia sua saída da Rede Sustentabilidade; e Jussara Lima (PI) que deixrá o PSD.
Eleições no Congresso (Foto: Reprodução / JOTA)
A cerimônia de posse ocorreu em Brasília na tarde desta Quarta-feira (01/02), onde dos 27 senadores eleitos apenas cinco foram reeleitos em 2022 enquanto outros quatro foram exonerados do cargo, pois são ministros de Lula mas foram empossados para participarem da eleição da Mesa Diretora do Senado onde se elegem os cargos da Casa Alta. Os 27 eleitos ocuparão seus cargos por 8 anos.
Abaixo segue a lista completa dos eleitos hoje (em ordem alfabética):
– Alan Rick (União-AC);
– Astronauta Marcos Pontes (PL-SP);
– Beto Faro (PT-PA);
– Camilo Santana (PT-CE);
– Cleitinho (PSC-MG);
– Damares Alves (Republicanos-DF);
– Davi Alcolumbre (União-AP);
– Dr. Hiran (PP-RR);
– Efraim Filho (União-PB);
– Flávio Dino (PSB-MA);
– Hamilton Mourão (Republicanos-RS);
– Jaime Bagattoli (PL-RO);
– Jorge Seif (PL-SC);
– Laércio (PP-SE);
– Magno Malta (PL-ES);
– Omar Aziz (PSD-AM);
– Otto Alencar (PSD-BA);
– Professora Dorinha (União-TO);
– Renan Filho (MDB-AL);
– Rogério Marinho (PL-RN);
– Romário (PL-RJ);
– Sergio Moro (União-PR);
– Teresa Leitão (PT-PE);
– Tereza Cristina (PP-MS);
– Wellington Dias (PT-PI);
– Wellington Fagundes (PL-MT);
– Wilder Morais (PL-GO)
Todos os eleitos correspondem a 1/3 do Senado.
Foto Destaque: Presidente do Senado Rodrigo Pacheco reeleito (Reprodução / CNN)