Ao sair do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), um pouco depois das 14 horas (horário de Brasília) quinta-feira (22/12), a futura minista da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou que espera que, no novo governo, seja desvendado o assassinato da sua irmã, Marielle Franco.
Sobre as expectativas com o novo cargo, Anielle afirmou que terá que ser feita uma reestrutura de um “cenário de desmonte”. “Para além do técnico, o que estamos passando aqui é simbólico. Era um governo (a respeito da gestão de Bolsonaro) que não gostava e não tinha a mínima política pública para mulheres, negros e pobres.”
Anielle Franco e Lula. (Foto/Reprodução:Redes Sociais)
Anielle foi um dos nomes que foram anunciados pelo presidente eleito pelas urnas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para compor seus ministérios na manhã desta quinta-feira(22), no auditório do CCBB.
Havia uma certa dificuldade em torno da nome de Anielle para assumir a pasta da Igualdade Racial. A ativista, que administra o Instituto Marielle Franco, fez parte do grupo temático de Mulheres na transição e demonstrava interesse em comandar essa área no ano que vem.
O nome de Anielle, no entando, não era da preferência da futura primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, que gostaria ter uma ex-colega de trabalho na estatal Itaipu Binacional no comando da pasta das Mulheres. A ativista então passou a ser cotada para assumir a Igualdade Racial e, nos últimos dias, desbancou o sociólogo petista Marvs Chagas, que é secretário de Planejamento do território e Participação Popular da Prefeitura de Juiz de Fora (MG).
Posse do presidente eleito
A cerimônia oficial da posse de Luiz Inácio Lula da Silva irá começar pelo tradicional desfile em um carro aberto, que irá da Catedral Metropolitana de Brasília até o Congresso Nacional, às 13h45min.
Para encerrar as formalidades, Lula irá até o Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, para se encontrar, pelas 18h30min, com autoridades internacionais e chefes de Estado.
Foto destaque Anielle sobre Marielle: ‘Espero que crime seja solucionado neste governo’. Reprodução: Instagram