Na tarde desta quarta-feira (26), o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou a Lei 14.559/2023, que confere a honraria de patrono do esporte brasileiro a Ayrton Senna. A proposta, de autoria do deputado Filipe Barros (PL-PR), havia sido aprovada pelo Senado Federal no mês passado. Com a sanção da lei, o Brasil oficialmente reconhece a importância de Ayrton Senna para o esporte nacional e mundial e garante que seu legado seja lembrado por muitas gerações.
Ayrton Senna é considerado um dos maiores pilotos da história do automobilismo mundial e um ícone do esporte brasileiro. Nascido em São Paulo em 1960, ele iniciou sua carreira no kart e conquistou três títulos mundiais na Fórmula 1 (1988, 1990 e 1991), sendo o último piloto do Brasil a ser campeão da categoria. Infelizmente, sua carreira foi interrompida de forma trágica em 1994, quando ele faleceu em um acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, na Itália.
Ayrton Senna conquistando seu tricampeonato em 1991. Reprodução / YouTube.
Desde a morte de Ayrton Senna, o último brasileiro a se aproximar do feito do piloto foi Felipe Massa, que conquistou o vice-campeonato de pilotos na temporada de 2008.
Mas o que é um patrono? No contexto do esporte, o patrono é alguém que representa os valores e ideais da prática esportiva, sendo escolhido para ser homenageado por seus feitos e contribuições para o esporte nacional. O patrono é uma figura que representa um ideal ou uma causa, sendo escolhido para ser o símbolo ou modelo de uma determinada área ou atividade.
No caso específico do esporte brasileiro, a honraria de patrono é concedida a personalidades que tenham se destacado na área, representando os valores de dedicação, superação, esforço e respeito ao adversário, que são fundamentais na prática esportiva. A concessão do título de patrono é uma forma de homenagear e reconhecer o trabalho e a contribuição dessas personalidades para o desenvolvimento do esporte no país.
A concessão do título de patrono a Ayrton Senna é uma homenagem a um dos maiores ídolos do esporte brasileiro e um reconhecimento ao legado que ele deixou para as próximas gerações.
Foto Destaque: Ayrton Senna. Reprodução / Norio Koike / Instituto Ayrton Senna