Belgorod: combate deixaram 70 mortos, incluindo um civil

Eleonora Gonzalez Por Eleonora Gonzalez
3 min de leitura

Nesta segunda-feira, 22, o vilarejo russo de Kozinka, na fronteira com a Ucrânia, por mensagem no Telegram, o ataque foi assumido pelo grupo “Legião da Liberdade da Rússia”, eles são contra o Presidente Vladimir Putin e seu objetivo é derrubá-lo.


(Foto: tropas da Legião da Liberdade Russa invadindo Belgorod / Legião da Liberdade Russa/Reuters)


Segundo a agência de notícias ucraniana Hromadske, informou que o ataque, além do grupo da Legião da Liberdade da Rússia, também teria participado do Corpo de Voluntários Russos (RVC).

O governador de Belgorod disse que a ação seria de autoria dos “sabotadores” ucranianos. E que o civil foi morto “pelas mãos das forças armadas ucranianas”.

Conforme informações do Exército Russo, nesta terça-feira, com quatro veículos blindados e cinco caminhonetes foram destruídos na operação, foram mortos mais de 70 “nacionalistas ucranianos” e empurrando o restante de volta para a Ucrânia, onde continuaram a ser atingidos por tiros até serem completamente eliminados” com ataques aéreos, fogo de artilharia. Essas afirmações não foram confirmadas.

Na internet foram postados vídeos que mostram veículos blindados assumindo o controle. Até o presente momento nenhum grupo tinha participado da guerra. Segundo um comunicado da Legião da Liberdade da Rússia postou nas redes sociais: “Somos tão russos quanto vocês”. “A única diferença é que não queremos mais justificar as ações dos criminosos no poder e pegar em armas para defender a nossa e a sua liberdade. É hora de todos assumirem a responsabilidade pelo seu futuro. É hora de acabar com a ditadura do Kremlin.”

O Corpo Voluntário Russo (RVC) postou em redes sociais: “Um dia viremos para ficar”. “O Corpo Voluntário Russo não sofreu perdas”

A Legião da Liberdade da Rússia, disse que “desmilitarizou” uma empresa russa de fuzis e que destruiu veículos blindados.

Alekey Baranovsky, representante do Centro Político da Oposição Armada Russa, conforme entrevista à CNN “que a operação começou na noite passada e que os combates estavam em andamento. Ele não especificou o número de combatentes que cruzaram a fronteira para a Rússia. Baranovsky disse que o grupo queria libertar nossa pátria da tirania de Putin”.

O governo da Ucrânia se manifestou e negou o ataque.

Foto destaque: Captura de tela de vídeo geolocalizado pela CNN mostrando fumaça na região de Belgorod/Freedom for Russia Legion Press Service

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile