“Brasil tem compromisso de reflorestar 12 milhões de hectares na Amazônia” diz Lula

3 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira (20) do Fórum Virtual das Grandes Economias sobre Clima e Energia, com presença do presidente estadunidense, Joe Biden, que anunciou a doação de US$500 milhões para o fundo Amazônia.

O líder brasileiro durante seu discurso reafirmou a importância do compromisso com o desmatamento zero e citou que o Brasil tem o comprometimento de reflorestar cerca de 12 milhões de hectares na Amazônia.


<iframe width=”640″ height=”360″ allow=”autoplay; fullscreen” src=”https://player.mais.uol.com.br/?mediaId=17157230&type=video” allowfullscreen frameborder=”0″></iframe>

Vídeo do Fórum onde o presidente Lula e o presidente Joe Biden estiveram presentes. (Reprodução: Band Jornalismo)


“Temos o compromisso de reflorestar 12 milhões de hectares, e estamos fortalecendo os investimentos em bioeconomia, assegurando trabalhos dignos e sustentáveis para os 25 milhões de brasileiros que vivem na região”, disse o presidente. 

No fórum, o presidente Lula relembrou que houve queda no desmatamento da Amazônia na última década e afirmou que o país retornará a reduzir. “Os danos ao meio ambiente causados pelo governo anterior serão revertidos. Para tanto, retomamos o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia, que em passado recente foi responsável pela queda recorde na devastação da floresta. Nossa meta é o desmatamento zero”, alegou. 


Lula e outros líderes durante Fórum das Grandes Economias sobre Clima e Energia (Divulgação: Band Jornalismo)


Lula comenta que a matriz energética do Brasil é a mais limpa do mundo, dado que, 80% da eletricidade é gerada por meio de fontes renováveis como, hidrelétricas,  energia eólica, solar, etanol e biomassa.

O presidente afirmou que o país irá instalar novos parques de energia solar e eólica. “Continuaremos também a investir em soluções como a agricultura de baixo carbono, infraestrutura verde e biocombustíveis”

Na reunião Lula fala sobre encontro entre os países amazônicos, com objetivo de reunir os oito países em uma plenária no mês de agosto deste ano, impulsionando assim, uma nova agenda para a Amazônia.

O presidente ratificou a disposição do Brasil para trabalhos conjuntos em projetos de maior alcance, protegendo o bioma e promovendo o desenvolvimento sustentável.

“Também trabalharemos com países que detêm florestas tropicais na África e na Ásia. Como sinal de comprometimento, apresentamos a candidatura de Belém, na região amazônica, para sediar a COP 30 (Conferência do Clima das Nações Unidas) em 2025.” Afirmou o presidente.

 

Foto destaque: Presidente Lula em reunião no Fórum Virtual das Grandes Economias sobre o Clima e Energia._ Foto/Destaque: Band Jornalismo

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile