Nesta sexta-feira (27) a mistura do ar quente e úmido que predomina sobre o Brasil junto com os ventos que circulam em vários níveis da atmosfera formam grandes áreas de instabilidade sobre o país.
Na Região Sul o tempo fica seco, não tem chuva, no Estado do Paraná, e em praticamente todo o estado de Santa Catarina. À noite no Rio Grande do Sul pode ter chuvas moderadas a fortes.
Nos Estados do Sudeste o ar quente e úmido predomina junto com uma baixa pressão atmosférica geram muitas áreas de instabilidade. No período da noite, a maioria das áreas de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro previsão de pancadas de chuva com raios. Chuvas também podem atingir o centro, norte e noroeste do Estado de São Paulo.
Pancadas de chuva atinge várias áreas do Brasil. (Foto: Reprodução/O Tempo)
Em outras regiões de São Paulo, inclusive a Grande São Paulo, na capital do Rio e no litoral Sul Fluminense, não há previsão de chuva.
A Região Centro-Oeste tem a presença de uma baixa pressão atmosférica e muito ar quente e úmido e isso causa muitas áreas de instabilidade na Região, e em grande parte dela pode chover. No Mato Grosso do Sul pancadas de chuvas devem ocorrer à noite.
Na Região Nordeste as áreas de instabilidade crescem. Chove em todos os Estados no decorrer do dia. Pancadas de chuva com raios podem atingir o interior e o litoral do Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia e no sertão de Pernambuco. Com risco de chuva forte.
No Norte do país áreas de instabilidade também se formam na Região, e com grande disponibilidade de ar quente e úmido. Esta sexta é mais um dia de tempo instável, com muita nebulosidade, e com pancadas de chuva com raios. Chuva forte pode atingir a maior parte da Região Norte. Não chove no Estado de Roraima, no noroeste do Amazonas e no oeste do Acre.
Foto destaque. Chuvas atingem a maior parte do Brasil. Reprodução/Climatempo.