Casa Branca terá a primeira mulher negra e LGBTQIA+ como porta-voz

Camila Rodrigues Por Camila Rodrigues
3 min de leitura

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, comunicou nesta quinta-feira (5) que deixará o cargo em breve. Em seu lugar ficará Karine Jean-Pierre, até então vice-secretária de Imprensa do governo Joe Biden. Jean será a primeira mulher negra e a primeira pessoa abertamente LGBTQIA+ a assumir o cargo.

“Karine não apenas traz a experiência, o talento e a integridade necessários para este trabalho difícil, mas ela continuará a liderar a comunicação sobre o trabalho do governo Biden-Harris em nome do povo americano”. Disse Biden em comunicado, acrescentando que “Jen Psaki estabeleceu o padrão para devolver decência, respeito e decoro à Sala de Reuniões da Casa Branca”.


Karine Jean-Pierre e Jen Pskai. (Reprodução/Notícias R7)


Pskai vai trabalhar na rede de TV MSNBC, segundo o jornal “The New York Times”.

Em maio do ano passado, Jean-Pierre já havia feito história ao se tornar a primeira mulher negra em 30 anos a fazer a tradicional entrevista coletiva diária no salão de imprensa da Casa Branca. Na ocasião, ela substituía Psaki temporariamente, algo que fez outras vezes depois.

“É uma honra simplesmente estar aqui hoje, eu aprecio a natureza histórica, realmente. Mas acredito que estar atrás deste pódio, estar neste salão, estar neste prédio, não é sobre uma pessoa. É sobre o que temos em nome do povo americano”. Disse no ano passado, ao substituir a então chefe.

Jean-Pierre trabalhou na campanha de Biden e já tem uma carreira no setor de comunicação do Partido Democrata. No comunicado, Biden afirmou que a nova porta-voz vai continuar a liderar a comunicação da gestão e que ela vai levar experiência, talento e integridade ao posto.

“A representação importa e ela dará voz a muitos, e também fará com que muitos sonhem grande sobre o que é realmente possível”, escreveu Psaki no Twitter.

A mudança de pessoal na assessoria de imprensa ocorre em um momento turbulento para o governo, em meio a uma crise política e econômica e seis meses antes das eleições de meio de mandato, na qual os democratas podem perder controle do Congresso.

 

Foto destaque: Jean-Pierre, de 44 anos é a primeira mulher negra a assumir o cargo de porta-voz da Casa Branca. Reprodução/Meio Norte.

Deixe um comentário

Deixe um comentário