As chamadas de telemarketing que milhões de pessoas pelo Brasil recebem, a partir de quinta-feira (10), vai passar a ter o número 0303 no começo, como forma de indicar a usuários de celular quem está ligando. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), aplicou a medida de identificação do código deixando os brasileiros cientes de ofertas de produtos e serviços.
No momento, a regra vale apenas para chamadas originadas de números de telefone celular. Para as linhas fixas, a medida começará a valer apenas em junho.
Dúvidas a serem respondidas
As chamadas de telemarketing originadas da rede celular devem começar com o número 0303, a partir de junho a rede fixa também entrará para o mesmo esquema proposto pela a Anatel.
O número será de uso particular e obrigatório para atividades de telemarketing ativo.
Empresas que solicitam doação e que fazem cobrança não terão que usar o código.
A identificação terá que aparecer de forma clara no visor do telefone. Quanto aos consumidores, eles poderão pedir às operadoras o bloqueio das chamadas de telemarketing.
É comum a reclamação de ligações de telemarketing entre os brasileiros, principalmente com operadoras de celular, como a claro. (Foto: Shutterstock/Reprodução)
O identificador foi aprovado pela Anatel no final do ano passado, por meio Ato n°10.413. O objetivo da padronização, como informou a agência, é facilitar a identificação as chamadas de telemarketing ativo.
O telemarketing ativo é a prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, gravadas previamente ou não.
Conforme foi dito pela Anatel, as operadoras devem realizar o bloqueio preventivo de chamadas de origem vinculada ao telemarketing ativo a pedido do consumidor.
A reguladora analisa que a padronização do número será uma ferramenta importante para o consumidor na identificação de chamadas de telemarketing. O procedimento repassa às operadoras a responsabilidade da utilização e implementação adequada da numeração.
Foto em destaque: Computador e fone de ouvido são equipamentos essenciais para o trabalhador de telemarketing. (Petr Machacek/ Unsplash)