Ciclone que atingiu SC e RS provocou deslizamentos de terras e alagamentos

3 min de leitura

Um ciclone extratropical que atingiu o sul do país ocasionou alagamentos e deslizamentos de terras em várias cidades dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, devido ao seu forte volume de chuva e rajadas de vento.

A passagem do evento tropical pelo Brasil durou entre os dias 14 e 16 e em algumas cidades o volume de chuva que acompanhou o ciclone indicou o dobro da quantidade esperada para o mês de junho, cerca de 220mm.

As defesas civis de Santa Catarina e Rio Grande do Sul emitiram alertas de atenção às cidades litorâneas dos estados.

A chuva provocou deslizamentos de rocha no município de Praia Grande, SC, e bombeiros tiveram de realizar resgates em botes por conta das ruas completamente alagadas. O fornecimento de água também foi prejudicado e ainda não há indícios de quando o reabastecimento poderá retornar.

A comunidade de Cantão de Peroba, na cidade de Santa Rosa do Sul (SC), ficou isolada devido à grande quantidade de água presente nas ruas, incapacitando a locomoção senão por algum tipo de embarcação.


{slide}


A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, também foi afetada pelas fortes chuvas e rajadas de vento. Algumas ruas estão alagadas e o governador do estado, Eduardo Leite, afirmou que o corpo de bombeiros está prontamente disposto para qualquer tipo de suporte aos cidadãos.

O prefeito de Maquiné, também no Rio Grande do Sul, João Marcos Bassani realizou um apelo nas redes sociais na quinta-feira (15) para que as pessoas deixassem suas casas e procurassem um lugar seguro para que possam se proteger. “Eu vou pedir a todos assim, ó, saiam das suas casas! Está enchendo! Não passa mais. No centro de Maquiné, a gente não está conseguindo sair de caminhão, não conseguimos chegar. O centro da cidade está tomado de água. O centro da cidade nunca esteve assim, pelo menos na história recente. A previsão se confirmou”, enunciou.

Uma pessoa morreu e ao menos duas estão desaparecidas, segundo o governo do Rio Grande do Sul.

A estimativa é de que o volume das chuvas passe a diminuir a partir da tarde de sexta-feira (16).

Foto Destaque: Ciclone provoca alagamentos em SC e RS. Foto:Corpo de Bombeiros/Divulgação

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile