Confiança do comércio aumenta desde o início da pandemia

Érica Fernanda Posca Vezzoni Por Érica Fernanda Posca Vezzoni
3 min de leitura

A confiança do comércio aumentou muito nesse início de ano, depois da grande instabilidade causada pela pandemia. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) apresentou uma segunda alta consecutiva de 1,4%.

De acordo com o CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo; mostra que esse índice alcançou o patamar de 121,1 pontos em janeiro, o maior desde março de 2020 (128,4 pontos), e melhor do que o observado no mesmo mês do ano passado (105,8 pontos). Na comparação anual, o crescimento foi de 14,5%.

Apesar de diversas preocupações com a pandemia de Covid-19 e as variantes, principalmente a Ômicron, o otimismo apontado pelo CNC mostra que a confiança do setor está em alta, perdendo apenas para março de 2020 que foi apontado com 128,4 pontos na época sem perceber as dimensões que a sociedade iria viver com uma crise sanitária mundial.


Crescimento de otimismo no comercio (Foto:Reprodução/novovarejo.com)


A economia brasileira ainda apresenta diversos níveis de dificuldades como alta de juros. Uma das inflações mais altas registradas desde 2015. Além de algumas crises na área da saúde, como disseminação da variante Ômicron e epidemia gripal. O que esta dificultando a vida dos comerciantes. Porém o otimismo está superando essa realidade.

Cada vez mais, a economia começa a se recuperar e as pessoas a circularem cada vez mais, por se sentirem seguras com o avanço da vacinação e isso reflete nesse aumento da determinação por parte dos comerciantes e empresários brasileiros.

O ICEC aponta que 39,6% dos empresários brasileiros já puderam comprovar uma melhora na econômica em 2022 e 54,7% ainda acreditam em uma recuperação a médio prazo.

O que pôde ser constatado também foi que nos 2 últimos anos, muitos funcionários tiveram seus empregos cortados por conta da pandemia. Agora com esses resultados mais positivos, 68,9% dos varejistas disseram que têm intenções de aumentar o número de funcionários em seus estabelecimentos.

Com essa retomada da economia e a volta dos consumidores nas ruas circulando com mais tranquilamente, essa recuperação vai trazer um alivio enorme e continuará aumentando esses índices, proporcionando um otimismo que só faz evoluir entre os comerciantes.

Foto destaque: Movimento no shopping.Reprodução/Roberto Parizotti/ Fotos públicas

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile