De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Dia dos Namorados deve movimentar R$ 18 bilhões neste ano de 2022
O levantamento feito em 27 capitais, aponta que 92 milhões de apaixonados pretendem comprar presentes para o dia 12 de junho, isso representa 57% dos entrevistados.
Este é o terceiro ano do Dia dos Namorados desde o começo da pandemia da covid-19, e a expectativa de vendas para este ano é positiva para o comércio. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismos (CNC), destaca ainda que o dia 12 de junho é importante para o varejo e que tende a ir além do comércio de bens, impulsionando também o setor de serviços, como a cadeia de restaurantes.
Comerciantes se preparam para a data comemorativa. (Reprodução/Folha do Mate)
Se esse resultado for alcançado, o volume de vendas do comércio será 2,6% menor neste ano, se comparado com a data comemorativa em 2021. O principal motivo é a pressão inflacionária que reduziu o poder de compra dos brasileiros, de acordo com o estudo. O Dia dos Namorados é a sexta data comemorativa mais importante do varejo, em termos de movimentação financeira.
Desse modo, segundo a CNC, de acordo com o cenário macroeconômico, os preços dos produtos no Brasil aumentaram cerca de 10,7 %, que é o maior resultado da série histórica iniciada em 2013. Nesse contexto, destacam-se as versões mais marcantes dos pacotes turísticos, que devem custar 20 % mais neste ano do que no ano passado.
O presidente da CNDL, José César da Costa, explica que consumidores estão atentos às promoções para a data e que o comércio deve ter uma grande movimentação nos dias que antecedem o Dia dos Namorados.
“Os consumidores estão muito atentos com relação às promoções e é um momento onde nós esperamos esse aumento considerável de consumidores, que estarão se dirigindo às lojas, sites e corredores para presentear a pessoa querida”, falou.
Foto destaque: Roupas, perfumes e produtos de beleza são os que devem vender mais. Reprodução/Gazeta do Povo.