Uma frente fria chegou a São Paulo na madrugada de sexta-feira (19) e derruba a temperatura para menos de 10 °C. Para acolher a população de rua, a prefeitura acionou um plano de emergência.
A estação Dom Pedro do metrô, uma das mais centrais da capital, é utilizada como alojamento para as pessoas em situação de rua. É a terceira vez neste ano que a Defesa Civil do estado usa uma estação do metrô para abrigar moradores em situação de rua do frio.
As pessoas ficam no andar de baixo da estação e recebem refeição, colchões e cobertores.
Estação Pedro II (Foto: Reprodução/Instagram)
A prefeitura de SP ampliou a estrutura: abriu 2 mil vagas para abrigar os moradores do frio. Além disso, fez parcerias com entidades filantrópicas e com clubes da cidade, que recebem colchões e cobertores, e servem refeições aos moradores. As operações, tanto da defesa estadual, quanto da prefeitura, devem se repetir pelo menos pelos próximos dois dias.
O alojamento provisório da estação Pedro II tem capacidade para abrigar até 100 pessoas por noite, podendo ser ampliado, se necessário, para até 400 vagas. Além da oferta de 200 cobertores pelo Fundo Social, haverá jantar aos acolhidos por meio de uma unidade do Bom Prato Móvel. Na manhã seguinte, os abrigados são encaminhados à unidade 25 de março do Bom Prato para o café da manhã.
A ação atendeu ao todo 304 homens, mulheres e crianças nas duas edições anteriores, que ocorreram nos meses de maio (179 pessoas) e início de junho (125 pessoas). Todos receberam colchões para dormir, kits de higiene, cobertores e refeições gratuitas entregues pelo Programa Bom Prato Móvel.
Inverno Solidário
A Campanha Inverno Solidário, do Fundo Social de São Paulo, completa três meses com saldo de doação de mais de 215 mil cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade em São Paulo.
Desde o início da campanha, já foram arrecadados, só no depósito do FUSSP, na Zona Oeste da cidade, mais de 83 mil unidades, e destes, 78,8 mil já foram enviados para municípios e entidades assistenciais. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, são realizadas doações para pessoas em situação de rua nos dias de temperaturas mais baixas.
O Fundo Social continua recebendo doações até 21 de setembro. As entregas de cobertores podem ser feitas em pontos de coleta instalados nas estações de trens e metrô, terminais de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e unidades do Poupatempo.
Mais informações: http://www.invernosolidario.sp.gov.br/
Foto destaque: Frente fria chega em São Paulo (Foto: Reprodução/Instagram)