Durante apresentação no festival de Rodeio de Luís Antônio no interior de São Paulo, o peão Thiago Francisco Perez Castilho, morreu após cair do touro e ser pisoteado pelo animal. O peão acabara de sair da montaria amadora para o profissional, tinha apenas 18 anos e disputava a competição no Parque Permanente de Exposições e Eventos Gilberto Moreno.
Vídeos que circulam na internet, mostram o momento exato do acidente, nele é possível observar que o Thiago fica alguns segundos em cima do touro que se movimenta bruscamente,em seguida a vítima cai ao chão, e sua cabeça colide como crânio do animal, com a batida o peão perde o capacete e é resgatado já inconsciente. O montador foi levado pela ambulância ao hospital e médicos tentaram realizar manobras de reanimação, porém sem sucesso. A vítima sofreu uma parada cardiorrespiratória na unidade de emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
O locutor de rodeios Ronaldo Xavante falou sobre o peão “Conhecia ele desde molequinho. Era muito alegre e extrovertido. Um menino esforçado, que montava desde pequeno. Ele completou a maioridade profissional em fevereiro, quando deixou de disputar como amador” descreveu Ronaldo.
Thiago Francisco tinha 18 anos de idade (Reprodução/ Facebook)
O locutor muito consternado com o caso, confessou que recentemente Thiago já havia sido sondado para ingressar em equipes de expressão nacional para participar em grandes circuitos do país “Já nos primeiros meses como profissional, o peão que também trabalhava como serralheiro foi sondado por equipes para dispuatar os principais circuitos do país. E ingressar em uma equipe de expressão é a primeira fase para que um peão chegue ao topo da carreira e vá disputar competições nos EUA” disse. “De fevereiro para cá ele já participou de mais de 10 rodeios. “Ele já chamava a atenção das equipes por conseguir ultrapassar os 8 segundos em cima do touro” completou Ronaldo que é amigo da família.
Em comunicado oficial, a organização do Rodeio Show lamentou a fatalidade, e informou que o evento estava regularizado e que Thiago usava os equipamentos de segurança exigidos. “Em meio a fatalidade ocorrida, informamos também que o evento possui todas as autorizações e alvarás cabíveis e necessários, e principalmente, seguro de vida dos competidores. A organização do evento está prestando todo o apoio e solidariedade à família enlutada” registrou.
Thiago montava desde os 16 anos, familiares de Thiago não se pronunciaram sobre a tragédia, disseram apenas que era o sonho do peão participar da equipe de profissionais e participar de eventos no exterior como por exemplo nos Estados Unidos.
Foto destaque: Peão Thiago/ Momento em que ainda estava em cima do touro. Reprodução/ Site: oGlobo