A lenda do futebol Franz Beckenbauer morreu no último domingo (7), de acordo com agência Deutsche Presse-Agentur (DPA). A notícia foi dada pela própia família do jogador de 78 anos, dois dias após a morte de Zagallo.
Saúde de Beckenbauer
Segundo a declaração da família ao jornal, Becknbauer morreu enquanto dormia e foi em paz. O ex-jogador lidava com problemas cardíacos nos últimos meses. Além disso, teve que passar por duas cirurgias no coração e também estava sem visão em um dos olhos. No final do mês de dezembro de 2023, o irmão do craque disse ao jornal “Der Spiegel” que o estado de saúde de Beckenbauer não era estável
Trajetória do ídolo
Assim como Zagallo, a lenda Franz Beckebauer também venceu Copas do Mundo sendo jogador e treinador. O craque levou a Copa de 1974 como jogador e a Copa de 1990 como treinador, mas antes disso já era ídolo dos torcedores alemães. No seu país natal, Beckenbauer é apelidado de “De Kaiser”, ou seja, “O Imperador” em português.
Franz Beckenbauer ganhou Copas do Mundo como jogador e treinador, assim como Zagallo (Foto: reprodução/Kai Pfaffenbach/Reuters/G1)
O clube onde mais jogou e foi campeão foi o Bayern de Munique. Beckebauer ganhou três Ligas dos Campeões no time (1973-74, 1974-75 e 1975-76). Depois, “O Imperador” foi para os Estados Unidos jogar com Pelé no New York Cosmos. Em 1984, o ex-atleta se aposentou como jogador e começou a treinar a seleção alemã. Sendo treinador, conseguiu chegar à final da Copa de 1986 e conquistou a de 1990.
O jogador também treinou os times Olympique de Marseille e Bayern de Munique. Tempos depois, Becknbauer trabalhou na Federação de Futebol Alemão e na Fifa.
Além de Zagallo e Beckenbauer, agora o único outro atleta a conquistar Copas do Mundo como jogador e técnico é o francês Didier Deschamps, que ganhou a Copa de 1988 e a de 2018.
Foto Destaque: lenda do futebol Franz Beckenbauer morre aos 78 anos (Reprodução/Bayern F.C./CNN)