Nesta quarta-feira (13), durante a manhã, o brasileiro Danilo Cavalcante foi capturado pela polícia dos Estados Unidos. O homem havia fugido de uma prisão no estado da Pensilvânia no dia 31 de agosto e já estava na lista da Interpol sob a alcunha de ‘extremamente perigoso’. O governador e o tenente-coronel do estado americano confirmaram que a captura não envolveu nenhum disparo de tiros.
O crime
O brasileiro já estava cometendo um crime só por pisar em solo americano, pois estava foragido da polícia brasileira. Ele havia sido condenado em novembro de 2017 à prisão, após matar a tiros um estudante no interior do estado do Tocantins. Segundo a TV Globo, o motivo do crime foi uma dívida que a vítima tinha com o assassino.
Depois de conseguir fugir para os Estados Unidos devido a um atraso na justiça do Tocantins, Danilo se envolveu com Deborah Brandão, uma mulher natural do Maranhão e mãe de dois filhos. Segundo Patrick Carmody, juiz do caso, Deborah teria ameaçado denunciar o namorado pelo assassinato do estudante cometido no Brasil. O criminoso então matou a mulher a facadas na frente de seus filhos.
Video mostra momento em que brasileiro escapa de presídio nos Estados Unidos. (Vídeo: Reprodução/youtube/@uol)
Fuga e captura
O julgamento ocorreu no mês passado, em agosto de 2023, e o júri em questão levou menos de 20 minutos para julgar Danilo, o culpado da morte da maranhense. O brasileiro foi então conduzido para o presídio de Chester County, onde, no dia 31 de agosto, após escalar a parede e correr pelo telhado da prisão, conseguiu escapar.
Após a fuga, a polícia iniciou buscas pelo assassino em todo o condado de Chester. No primeiro dia após escapar da prisão, já havia relatos de que um homem que se encaixava na descrição de Danilo tentou um roubo em uma rua a pouco mais de três quilômetros de distância da prisão.
As buscas se intensificaram cada vez mais. O brasileiro já constava na lista vermelha da Interpol após ter roubado um rifle da garagem de um americano na segunda-feira (11).
Na quarta-feira (13), o brasileiro foi detectado por sinais de calor pela equipe tática da polícia americana, e pela manhã ele foi confrontado por uma unidade canina da polícia. Sem como fugir, o brasileiro foi capturado, vestindo um moletom cinza de um time de futebol americano e com um ferimento no lado direito do rosto.
Foto destaque: Momento da captura do brasileiro que estava foragido há duas semanas por uma grande equipe tática da polícia. Reprodução/CBSNEWS