Jabalia: conheça mais sobre o campo de refugiados da Faixa de Gaza

Letícia Guedes Por Letícia Guedes
4 min de leitura

Na última terça-feira (31), a região da Jabalia foi bombardeada duas vezes seguidas por Israel. Segundo o país, a reação teve com objetivo matar comandantes do Hamas – grupo responsável pelo ataque do dia 7 de outubro – presentes no local. A Jabalia é conhecida por toda a região da Faixa de Gaza como uma espécie de campo de refugiados desde a criação do Estado de Israel.

História da Faixa de Gaza e Jabalia

Em 1948, por intermédio da Organização das Nações Unidas (ONU), o Estado de Israel foi criado. Na época, a ideia era que a Organização das Nações Unidas (ONU) dividisse os territórios para ambos os grupos (palestinos com 45,4% e judeus com 53,5%). No entanto, o acordo não prosperou e a Primeira Guerra Árabe-Israelense teve seu início.

Com isso, surge a Faixa de Gaza, um local considerado como refúgio principalmente para povos palestinos que tiveram seus terrenos tomados. Durante os anos, Gaza já teve seu domínio controlado tanto pelo Egito, quanto por Israel. Atualmente, o local é dominado em pontos pelo grupo Hamas e em outros pelo povo israelita.

Segundo o veículo “The New York Times”, ainda em 48, o número de refugiados que se concentraram na Faixa de Gaza por conta da guerra somava-se em cerca de 750 mil. A cidade de Jabalia foi justamente uma das localidades que mais receberam essa população.  

Jabalia tem aproximadamente 1,4 quilômetros quadrados e abriga cerca de mais de 110 mil pessoas. A maioria dos moradores da cidade são descendentes da população refugiada de 1948. “É um campo pobre que existe desde 1948. A maioria da população depende de ajuda. Inicialmente, era um lugar só com barracas de lonas, mas depois foi substituído por casas simples.” disse Tamara al-Rifai, funcionária da ONU para os palestinos. A Organização ainda possui 16 escolas dentro deste campo.

Ataques recentes à Jabalia


Imagem da cidade de Jabalia após o bombardeio das Forças Israelenses (Foto: reprodução/Abed Sabah/Reuters/G1)


As Forças de Defesa de Israel (IDF) emitiram um comunicado confirmando o ataque à cidade. “Com base em relatórios de inteligência precisos, jatos das Forças de Defesa de Israel atacaram um complexo de comando e controle do Hamas no campo de Jabalia. Podemos confirmar que os terroristas do Hamas foram eliminados no ataque […] as FDI continuam a apelar a todos os residentes do norte de Gaza e da Cidade de Gaza para evacuarem para o sul, para uma área mais segura”. relatou a instituição. Segundo Israel, túneis subterrâneos construídos por Hamas também foram destruídos com a explosão. 

Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, o bombardeio ocorrido no dia 31 ocasionou a morte de 50 pessoas, deixou mais de 100 feridos e delimitou praticamente um buraco no meio da cidade.

 

Foto Destaque: pessoas caminham e buscam por vítimas em escombros em Jabalia, na Faixa de Gaza (Reprodução/Anas al-Shareef/REUTERS/Estadão)

Deixe um comentário

Deixe um comentário