Jair Bolsonaro presta depoimento à Polícia Federal, entenda o motivo

Lívia Mendes Por Lívia Mendes
3 min de leitura

Durante o seu mandato presidencial, Jair Bolsonaro, questionou e atacou mais de uma vez o sistema eleitoral, o resultado de eleições e as urnas eletrônicas. 

Após dois dias do ataque contra as sedes dos Três Poderes, Bolsonaro compartilhou um vídeo em suas redes sociais questionando o resultado das eleições presidenciais de 2022, a qual ele não consegiu a reeleição. 

Nesta quarta-feira (26), ele prestou depoimento à Policia Federal (PF), e afirmou que o vídeo teria sido postado por engano. Sua defesa alegou que o ex presidente estava sob efeito de morfina e que cometeu um erro ao compartilhar o video ao publico, pois na verdade queria salvar a publicação para ele ver depois . Ele também é acusado de ser um dos responsáveis por ter incitado o ato terrorista ocorrido em 8 de janeiro de 2023.


<iframe width=”876″ height=”493″ src=”https://www.youtube.com/embed/t5pm3pcHbZA” title=”Relembre vezes em que Bolsonaro questionou eleições | CNN 360º” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen></iframe>

Reportagem feita pela CNN sobre as vezes que Jair Bolsonaro questionou o sistema eleitoral. (Reprodução/YouTube/CNNBrasil).


Outros vezes em que jair Bolsonaro questionou o sistema eleitoral

Em 29 de Julho de 2021, em uma live transmitida pela TV Brasil, Bolsonaro questionou as urnas eletronicas. Afirmou também que se o voto impresso fosse derrotado na Câmara dos Deputados- o que aconteceu-, nunca mais tocaria no assunto.

Em 12 de julho de 2022, alegou que venceu no primeiro turno das eleições presidenciais de 2018 e que teria provas disso.

Durante o período eleitoral, em 18 de julho de 2022, Jair Bolsonaro, usando estrutura governamental, convocou mais de 70 países para questionar urnas eletrônicas. Neste mesmo dia, disse que um hacker teria afirmado fraudes nas eleiçoes de 2018, e que o tribunal Superior Eleitoral(TSE) teria admito alteração no número.

Em 22 de novembro de 2022, o partido de Bolsonaro- Partido Liberal-, pressionado por ele , questionou formalmente o funcionamento das urnas apenas do segundo turno, o qual decidiu a sua derrota.

 

Foto Destaque: Reprodução/O Tempo.

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile