A manhã desta segunda-feira começou com um encontro entre Lula e Alberto Fernández, o atual presidente da Argentina. O encontro ocorreu em Buenos Aires e foi prestigiado por autoridades nacionais e principalmente pelas demais lideranças da América do Sul. “Vamos aprofundar a cooperação pelo desenvolvimento da região e o melhor para nossos povos”, disse o presidente Lula nas redes sociais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido com uma série de cortejos, que estavam repletos de simbolismos e etiquetas oficiais. Lula, a primeira-dama Rosângela da Silva, o Ministro da Fazenda Fernando Haddad e outros políticos contemplaram a Cerimônia de Oferenda Floral na Plaza San Martín.
Essa foi a primeira viagem internacional do presidente desde que ele assumiu a presidência do Brasil, em janeiro deste ano. Os principais temas debatidos entre as lideranças se baseiam em torno da questão econômica entre os países da América do Sul. Esteve em pauta, principalmente, a possibilidade da criação de uma nova moeda para facilitar transações comerciais e financeiras entre as potências latinas.
Lula e Fernández se encontram em Buenos Aires. (Foto: Reprodução/Ricardo Struckert)
“Pretendemos superar barreiras às nossas trocas, simplificar e modernizar regras e incentivar o uso de moedas locais. Também decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda comum sul-americana que possa ser utilizada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais”, mencionaram Lula e Fernández em carta divulgada um dia anterior à reunião.
Além de questões econômicas, o encontro também servirá de artifício para a assinatura de novos acordos de união voltados para a comunicação e meio ambiente.
Na próxima terça-feira (24), o presidente participará da 7ª Cúpula de Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). O Brasil retorna para a relação após ser excluído da conferência sob ordem do ex-mandatário Jair Bolsonaro.
Foto destaque: Lula e Alberto Fernández. Reprodução/PT.