Lula viaja à Taiwan sob clima de tensão no país

William Farias Por William Farias
3 min de leitura

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, vai fazer uma visita ao presidente de Taiwan, Xi Jinping, um dia depois do encerramento dos exercícios militares chineses que ofereceram um risco de invasão à Taiwan. Em fevereiro do ano de 2022, um ano antes da atual visita do presitende Lula à Taiwan, o presidente naquele momento, Jair Bolsonaro, visitou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao mesmo tempo em que mais de 100 mil soldados russos preparavam a invasão da Ucrânia, que aconteceu oito dias depois do encontro entre Puttin e Bolsonaro.


Reportagem CNN


Os procedimentos militares das tropas chinesas foram feitos por ar e mar, nos lados norte, leste e sul da Ilha de Formosa. O motivo dos exercícios militares foi por causa do encontro entre a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, e o presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, no estado da Califórnia.

O governo de Taiwan tem reclamado dos atrasos nas entregas de armas dos EUA para as forças armadas Tailandesas, entre elas estão os mísseis antiaéreos Stinger. Esses atrasos tem acontecido porque os Estados Unidos tem enviado armas para a Ucrânia, que tem tido a prioridade dos paises do Ocidente por conta da guerra contra a Rússia.

“Esta é uma advertência séria contra as provocações dos separatistas da ‘independência de Taiwan’ em conluio com forças estrangeiras, e uma ação necessária para defender a soberania e a integridade territorial da nação.” segundo um comunicado oficial feito pelo Comando do Teatro Oriental das Forças Armadas chinesas.

Neste exercício militar específico, os chineses não dispararam mísseis por sobre a ilha e atingiram somente o Mar do Japão, da mesma maneira como fizeram quando Nancy Pelosi visitou Taipé. Kevin McCarthy é a autoridade americana de mais alto nível hierárquico que se reuniu com governantes de Taiwan em território americano desde que os Estados Unidos começaram a reconhecer diplomaticamente a China como país continental e comunista no ano de 1979.

Por outro lado, pela primeira vez os exercícios militares chineses incluíram um porta-aviões. Os aviões chineses fizeram dezenas de manobras na zona de identificação aérea que é delimitada por Taiwan.

 

Foto principal: Presidente Lula à direita. Reprodução: TVcultura.Uol

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile