Mais de 26 mil pessoas denunciaram empresas por telemarketing abusivo em 100 dias

Sara Corrêa Por Sara Corrêa
3 min de leitura

Em 100 dias de funcionamento, o canal para denúncias de telemarketing abusivo registrou 26.674 atendimentos, o que corresponde a média de 266 denúncias por dia. A plataforma foi criada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) com o objetivo de atender as pessoas que recebem ligações insistentes de empresas oferecendo produtos ou serviços sem ter dado a devida autorização. 

Segundo a Senacon, do total dos denunciantes, 92% afirmaram não ter nenhuma relação com as empresas, isto é, não contrataram nenhum serviço. E 99% declararam não ter permitido à empresa oferecer produtos e serviços via telefone. 

Ainda de acordo com a Secretaria, no período de 21 a 27 de outubro, as empresas que ficaram no topo do ranking do canal de denúncias foram: Oi, Banco Pan, Tim, Claro, Vivo, Sky, Itaú, C6 Bank, Banco BMG e Santander. 


Mais de 26 mil pessoas denunciam empresas por telemarketing abusivo. (Foto: Reprodução/Bem Paraná)


O canal é de abrangência nacional e o estado de Minas Gerais apresenta o maior número de denúncias: 8.800. Logo depois, aparecem São Paulo, com 6,3 mil, e Rio de Janeiro, com 1,1 mil. 

Para fazer a denúncia, o consumidor precisa preencher o formulário eletrônico no denuncia-telemarketing.mj.gov.br declarando a data e o número de origem da chamada com DDD, caso apareça, o nome do telemarketing ou qual a empresa ele representa e se foi dada a permissão para a oferta de produtos e serviços.

A Senacon/MJSP vai investigar as denúncias e encaminhá-las aos Procons para análise e eventual abertura de processo administrativo pelo abuso.

Desde o dia 18 de julho desde ano, a Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e os Procons de todo o país, suspenderam as atividades de telemarketing abusivo de 180 empresas brasileiras. Essa decisão foi tomada com base na quantidade de reclamações registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov.br, com 14.547 nos últimos três anos.

Foto destaque: Mais de 26 mil pessoas denunciaram empresas por telemarketing abusivo. Reprodução/Multiverso Notícias.

Deixe um comentário

Deixe um comentário