Uma empresa metalúrgica em Cabreúva (SP) foi devastada por uma explosão na manhã de sexta-feira (1º), resultando em duas vítimas fatais e diversos funcionários feridos, sendo doze deles em estado grave.
O incidente ocorreu no bairro Pinhal e, de acordo com informações, a explosão teve origem em uma caldeira da empresa. Até o momento, não há detalhes disponíveis sobre a causa exata da explosão. As autoridades da Defesa Civil Estadual confirmaram as duas mortes no início da tarde.
Infográfico mostrando o momento da explosão (Foto: Reprodução/G1).
Repercussão e resgate das vítimas
Por meio de suas redes sociais, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, informou que equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros do estado foram mobilizadas para prestar assistência aos feridos.
De acordo com as equipes de resgate, estima-se que o número de feridos possa chegar a 50 pessoas. As vítimas foram prontamente socorridas e encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e para a Santa Casa de Cabreúva.
Conforme a apuração, todas as unidades de saúde da região suspenderam os atendimentos eletivos para atender os feridos nesta tragédia. Alguns profissionais de saúde foram remanejados para outros prontos-socorros.
Dois helicópteros modelo Águia, pertencentes à Polícia Militar, foram enviados para prestar auxílio nas operações de resgate.
Metalúrgica no momento do acidente (Foto: Reprodução/G1)
Impacto na região
O estrondo deixou os residentes da área apreensivos, relatando que a explosão foi percebida em um raio de cinco quilômetros a partir do local.
O Governo de São Paulo emitiu um comunicado oficial afirmando que “equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e GRAU estão em ação no atendimento às vítimas de uma explosão ocorrida em uma metalúrgica em Cabreúva na manhã desta sexta-feira. Até o momento, 12 vítimas foram encaminhadas para unidades de saúde na região, e infelizmente, dois óbitos foram registrados. Treze viaturas e dois helicópteros Águia estão prestando apoio à cidade nas operações de resgate e cuidados aos feridos. A Secretaria de Estado da Saúde já mobilizou a rede de saúde regional para prestar assistência às vítimas. Os hospitais estaduais de Sumaré, além dos Hospitais das Clínicas da Unicamp e de São Paulo, estão prontos para receber e cuidar de pacientes em estado grave“.
Além do Corpo de Bombeiros, as equipes da Defesa Civil foram acionadas para responder à emergência. Uma mobilização geral da região de Jundiaí foi convocada para auxiliar no socorro às vítimas.
Foto destaque: Empresa ficou destruída em Cabreúva (SP) após explosão. Reprodução/G1/Prefeitura de Cabreúva.