Moradores de Petrópolis resistem a instruções da prefeitura e permanecem em áreas de risco

Mateus da Assunção Por Mateus da Assunção
3 min de leitura

Na Rua Teresa, importante centro comercial de Petrópolis, alguns moradores se recusam a sair de suas casas mesmo sabendo de novos riscos de deslizamento na área atingida por fortes chuvas nesta terça-feira (15). Os agentes do Corpo de Bombeiros garantem que os moradores são instruídos a assinar um termo de responsabilidade.

Segundo o G1, “bombeiros passaram a madrugada trabalhando na retirada de terra da área onde ficava uma academia e uma agência bancária que foram atingidas”. No Alto da Serra, bairro da cidade, uma pedra expõe moradores ao risco de serem atingidos por ela caso role do local onde está.

Um idoso de oitenta anos se recusava a sair de sua casa, que já estava em avançado estado de deterioração. A Defesa Civil conseguiu convencê-lo a sair, mas tempos depois ele retornou, vendo que o temporal na região melhorara.

O portal de notícias da Globo entrevistou o comandante Leandro Monteiro, que afirmou o seguinte:

“A nossa maior dificuldade é conscientizar o morador a abandonar as suas casas e ir para um abrigo. A Prefeitura de Petrópolis montou vários abrigos e eu peço que quem estiver morando em áreas de risco se desloque para lá. Esta madrugada eu tive uma reunião com o secretário de Obras e Infraestrutura e ele já está identificando as pedras”.


Moradores do bairro Castelânea (Foto: Reprodução/Tânia Rêgo/Agência Brasil via InfoMoney)


Sirenes tocam por toda a cidade, elas chamam os moradores a se reunirem em abrigos para evitar maiores problemas. A área mais afetada é o Morro da Oficina, onde inúmeras casas foram atingidas, além das mortes já anunciadas.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros já reconhece 120 mortos. Dos 101 corpos que estavam no Instituto Médico Legal (IML), 65 são de mulheres e 35 de homens, sendo 13 menores de idade e apenas 33 com reconhecimento até o momento.

A cidade ainda corre o risco de novas chuvas, tendo o bairro 24 de Maio sido atingido por novo deslizamento na tarde de quinta-feira (17).

 

Foto Destaque: Reprodução/TV Globo via G1

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile