Nesta terça-feira (12), a assessoria de Andre Braugher informou a morte do ator. Braugher faleceu aos 61 anos de idade e ficou conhecido por interpretar o capitão Raymond Holt no seriado norte-americano “Brooklyn Nine-Nine”. Ainda segundo a assessoria, o óbito aconteceu na última segunda-feira (11) em decorrência de uma “breve doença”. No entanto, a causa da morte de Braugher não foi divulgada. O ator deixa a esposa, Ami Brabso, e três filhos, Michael, Isaiah e John Wesley.
O falecimento de Andre Braugher foi confirmado nesta terça-feira (12) (Foto: reprodução/Mike Segar/Reuters)
Homenagens dos atores de “Brooklyn Nine-Nine”
A atriz Chelsea Peretti, que interpretou Gina Linetti, publicou um texto em uma rede social declarando que sente o luto também pelos personagens que cada um interpretou no seriado: “Sempre apreciei nossas conversas, muitas vezes comigo pendurada na sua porta, impedindo sua saída. É estranho que eu também esteja de luto pelo que o capitão Holt significou para Gina?”, perguntou ela.
Já Joe Lo Truglio, que interpretou o detetive Charles Boyle, se disse honrado e “abençoado” por ter trabalhado com Braugher. O ator enfatizou que “já sente muita falta” do colega de elenco.
O ator Terry Crews, que fez o papel de Terry Jeffords no seriado, também prestou sua homenagem: “Você nos deixou muito cedo. Você me ensinou muito. Serei eternamente grato pela experiência de conhecer você. Obrigado por sua sabedoria, seus conselhos, sua gentileza e sua amizade”, escreveu.
Carreira
André Braugher nasceu em 1962 na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Aos 27 anos, estreou como ator no filme “Tempos de Glória” de 1989. Neste longa, Braugher atuou ao lado de figuras consagradas do cinema, como Denzel Washington e Morgan Freeman.
O ator já recebeu 11 nomeações ao Emmy Awards, conhecido como o Oscar da TV norte-americana. Nesta premiação, Braugher foi vencedor duas vezes, em 1998, pela série Homicide: Life on the Street, e em 2006, pela minissérie Thief.
O último trabalho do ator, entre 2013 e 2021, foi interpretando o capitão Holt no seriado “Brooklyn Nine-Nine”, o personagem deu maior projeção global à carreira de Braugher.
Em 2019, o ator concedeu uma entrevista à agência de notícias Associated Press e contou sobre o desafio de interpretar o capitão Holt no seriado. O personagem, assumidamente gay, era policial-chefe na 99ª Delegacia do Brooklyn. “Senti que era uma oportunidade de fazer algo totalmente diferente do resto da minha carreira”, contou.
O papel em “Brooklyn Nine-Nine” rendeu a Braugher quatro indicações ao Emmy de melhor ator coadjuvante em série de comédia (2014, 2015, 2016 e 2020).
Foto destaque: Andre Braugher durante a premiação do Emmy Awards em 2006, na qual foi premiado como melhor ator pela minissérie “Thief” (Reprodução/Laura Rauch)