Noruega acredita que desmatamento no Brasil vai diminuir

Davi Barcelos Por Davi Barcelos
3 min de leitura

Nas últimas semanas, foi divulgado os dados sobre o desmatamento no Brasil e o relatório constatou que houve um aumento das áreas destruídas na Amazônia no primeiro trimestre do ano.  O embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne, confirmou nesta quinta-feira (13), que tem grande expectativa na redução dos níveis de desmatamento no Brasil, após aumento das áreas destruídas na Amazônia nos primeiros meses do ano. 


Amazônia bate recorde de desmatamento no primeiro trimestre do ano (Reprodução/poder360)


A Noruega é um dos principais países doadores de dinheiro para o Fundo Amazônia e vai liberar ainda mais dinheiro assim que o desmatamento diminuir. O governo norueguês desbloqueou R$ 4 bilhões que haviam sido doados mas estavam bloqueados por causa das incertezas ambientais no governo de Jair Bolsonaro (PL). 

De acordo com os dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia, o Brasil atingiu o segundo pior índice de desmatamento na Amazônia desde 2016, mas as fontes norueguesas no Brasil afirmam que esses dados ainda são insuficientes para impedir o Brasil de receber as verbas do Fundo da Amazônia. 

Esses números foram reportados como ruins também na Noruega. Mas não da para fazer avaliação concreta nesse momento. Ainda há grandes expectativas em relação ao governo Lula quanto a parar o desmatamento“, disse, um dos diplomatas da Noruega no Brasil. 

O Fundo Amazônia foi restabelecido neste ano depois de Lula (PT) voltou a presidência. Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o fundo ficou parado, sem nenhuma movimentação, porque o governo não passa credibilidade em proteção ambiental. Além disso, não pensava nas pautas ambientais, por isso muitos países deixaram de investir no fundo devido a falta de confiança nas questões ambientais. 

O presidente Lula deverá se juntar com a ministra Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente, para trabalhar juntos no combate ao desmatamento. O trabalho é interministerial, ou seja, não envolve apenas o Ministério do Meio Ambiente, mas sim, os ministérios da Defesa e da Justiça. 

 

Foto Destaque: Brasil registra aumento no desmatamento. (Reprodução/g1)

Deixe um comentário

Deixe um comentário