Número de vítimas de incêndio no Havaí aumenta para 93

Cecília Filartigas Por Cecília Filartigas
2 min de leitura

O número de vítimas do incêndio fatal que ocorreu no Havaí aumentou para 93 no último domingo (13). O número, porém, ainda pode aumentar, de acordo com as autoridades locais. Este é o maior incêndio em mais de um ano nos Estados Unidos e, no mês passado, o chefe da ONU afirmou que a Terra está num período de fervuras globais e pediu ações imediatas.


Fervura global no Havai (Foto: reprodução/98fmnatal.com)


Causas do incêndio

As autoridades ainda investigam as causas da tragédia, mas o que se sabe é que o tempo seco e com ventos fortes ajudaram a aumentar as chamas. As causas do incêndio ainda são desconhecidas, porém, de acordo com o governo dos EUA, 14% do Havaí está enfrentando uma severa seca, que proporciona o fenômeno nessa região.

A mudança climática geralmente não inicia os incêndios; mas os intensifica, aumentando a área que queimam e tornando-os muito mais perigosos”, escreveu e afirmou em uma rede social a professora Katharine Hayhoe, uma das principais vozes da ciência climática.

 

Maior tragédia em 100 anos

Além disso, o calor das chamas é tão intenso que muitos corpos recuperados estão bem difíceis de identificar. Somente dois deles conseguiram ser reconhecidos. A polícia chamou os familiares dessas vítimas para realizarem testes de DNA, a fim de constatar os restos mortais encontrados. E nesse incendio o fogo se espalhou muito rapido e  além de deixar várias vitimas .

No entanto, também ocorreram críticas da população relacionadas a atitude das autoridades. Os moradores reclamavam da falta de alerta de incêndios na região, o que deixou várias pessoas presas nas cidades turísticas. E a procuradora-geral do Havaí, Anne Lopez, informou a abertura de uma investigação de como a crise foi comandada, a fim de fazer uma grande revisão das decisões das críticas e políticas dessa área, para que assim principalmente o quadro não se agrave cada vez mais e mais no arquipélago.

 

Foto Destaque:  incendio no Havaí. Reprodução/eltelegrafo.com

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile