Principais diferenças de Covid-19, gripe e resfriado

Lucas Bydlowski Por Lucas Bydlowski
4 min de leitura

Nos dias atuais, uma das coisas que mais assustam as pessoas no mundo, ainda é Covid-19, dado em conta que se iniciou uma pandemia no início de 2020, algo que mudou o pensamento da população, por conta disso, acabamos nos preocupando quando apresentamos sintomas de gripe ou resfriado, com medo de ser Covid.

Transmissores:

Coronavírus, gripe e o resfriado  são doenças causadas por diferentes tipos de vírus. A gripe é causada pelo vírus da influenza, que possui uma extensa família e mutações  A (H1N1/H2N2/H3N2), B (Victoria/Phuket), C e D. Alguns são mais leves do que outros, podendo ainda ser subdivididos em outros grupos. Covid-19 é pelo SARS-CoV-2, já o resfriado, apresenta uma grande variedade de agentes, como por exemplo, Adenovírus, Rinovírus e Parainfluenza, apresentando baixo risco para a saúde.

 

Sintomas: 

Os principais da gripe são: febre (sintoma mais comum, normalmente superior a 38°C, porém é importante sempre buscar manter a temperatura do corpo sob controle, mesmo sendo algo comum), tosse (normalmente seca), dor de cabeça (sintoma de gripe,podendo ter origem devido inflamações no rosto por conta da doença), dor de garganta (muitas vezes ataca as vias respiratórias), dor no corpo (acompanhado de fadiga, podendo ficar por mais de cinco dias com o sintoma).


                             

                                                                   Pessoa resfriada. (Reprodução/Gruposãojosésaúde)


Covid-19 apresenta uma peculiaridade, inúmeras pessoas não apresentam nenhum sintoma, porém, quando apresentam são: calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, febre, coriza, tosse, impossibilidade de sentir cheiros ou distúrbios gustativos e falta de ar, considerado o sintoma mais perigoso.

 

Resfriado: se inicia com garganta irritada, um leve mal-estar, febre (poucas vezes), coriza, espirros frequentes e, no geral, sintomas mais leves. 

 

O que fazer quando contrair: 

Pessoas mais saudáveis se recuperam da gripe sem precisar de remédios, porém é sempre aconselhado buscar um especialista, para ter um tratamento com suporte, tomando antibióticos, analgésicos, sempre se hidratando e com repouso, algo considerado o suficiente para uma melhora do organismo.  

O tratamento de resfriado é considerado o mesmo da gripe, mas é comum pessoas melhorarem sem necessidade de remédios, porém sempre com muita hidratação e repouso.

Além do recomendado tomar todas as doses da vacina para amenizar os sintomas, caso seja diagnosticado com Coronavírus, deve se isolar por no mínimo uma semana, para não correr o risco de transmitir para outras pessoas. A melhor opção é ver a recomendação de um médico, pois cada caso de Covid tem que ser acompanhado de uma forma específica. 

 

Foto Destaque: exame de Covid-19 (Reprodução/Folha PE)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile