Foram registradas seis vítimas fatais no acidente de helicóptero que caiu nesta terça-feira (11) perto do Monte Everest, no Nepal.
A informação das autoridades do Nepal é que o acidente aconteceu logo após a decolagem, tendo como destino a capital Katmandu. A aeronave conduzia cinco turistas mexicanos e o piloto nepalês. O avião da companhia aérea Manang Air decolou próximo ao aeroporto Lukla, ponto de acesso para as expedições de escaladas do Everest.
A Autoridade de Aviação Civil do Nepal (CANN) informou que a perda de contato do helicóptero ocorreu oito minutos depois da decolagem.
Acidente Monte Everest (Vídeo: Reprodução/@NMÁS)
Os cinco viajantes eram membros da mesma família, sendo Fernando Sifuentes (95), Ismail Sifuentes (98), Abril Sifuentes (72), Olacio Luz Gongalez (65) e Maria Jese (52) e o piloto nepalês Chet B Gurung, conforme noticiou o jornal “Himalayan Times”.
O diretor do Aeroporto Internacional de Tribhuvan disse à AFP Pratap Babu Tiwari: “Moradores e policiais no local informam que todos os seis corpos foram recuperados.”
Segundo informações, foram mobilizados dois helicópteros além de várias equipes terrestres para busca e resgate das vítimas, mas o pouso não foi possível devido ao clima. A equipe terrestre fez o trabalho de transporte dos corpos até o helicóptero.
O morador local, Lhakpa Sherpa, se juntou à equipe de resgate para ajudar na busca das vítimas e disse que o local do acidente é muito assustador. De acordo com relatos de testemunhas, o helicóptero se chocou em uma árvore e, em seguida, caiu no chão.
Monte Everest (Foto Reprodução/Pixabay)
Segundo informa o gabinete através da rede social Twitter do primeiro-ministro do Nepal, Pushpa Kamal Dahal, o chefe de governo manifestou suas condolências.
Vale lembrar do outro acidente de helicóptero ocorrido em maio, no leste do Nepal. Foram quatro pessoas feridas e uma vítima fatal.
Uma das dificuldades para voos no Nepal é a mudança drástica do clima nas montanhas, o que torna o turismo perigoso, além da aviação nepalesa ter problemas com a falta de treinamento de pilotos e a manutenção das aeronaves.
Foto de Destaque: Monte Everest. Reprodução/Pixabay