O governo britânico anunciou um encontro urgente com os ministros da Saúde para discutir em relação a mais uma nova variante do coronavírus,a ômicron. O país também já havia convocado reunião de emergência com os integrantes do G7 neste último domingo (28), ainda sobre a nova variante. Diante disso, a OMS implora para que fronteiras se mantenham abertas.
G7 é um grupo formado por nações consideradas grandes economias. Os Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão são os países formadores do bloco, além também da União Europeia que se encontra como convidada.
“Sob a presidência britânica, foi convocada uma reunião urgente de ministros da Saúde do G7, nesta segunda-feira, 29 de novembro, para abordar a evolução da ômicron”, garante comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde e Atenção Social do Reino Unido, liderado por Sajid Javid.
A detecção da nova variante ômicron, anunciada na última quinta-feira, na África do Sul, ocasionou o início de restrições de viagens de africanos para várias outras regiões do mundo. Apesar da grande preocupação, uma especialista africana afirma só ter visto casos leves até então, mas o cenário atual não ajuda e três casos da nova variante já foram registrados no Reino Unido, dois na Baviera e um em Hessen.
Itália, Bélgica, República Tcheca já possui uma infecção confirmada, enquanto a duas novas na Dinamarca, e a Holanda foi a que teve maior número de registros, ao todo 13 novos casos entre 61 passageiros vindos da África do Sul. Outros países que relataram novos casos da ômicron são: Hong Kong, Botsuana, Austrália, Israel, Canadá e Austrália.
O Reino Unido decretou a volta do uso obrigatório das máscaras, a apresentação de PCR para pessoas de fora do pais, mesmo vacinadas, e a aceleração das doses de reforço.
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Reino-Unido-confirma-casos-da-variante-Omicron
O Reino Unido decretou a volta do uso obrigatório das máscaras, a apresentação de PCR para pessoas de fora do pais, mesmo vacinadas, e a aceleração das doses de reforço. A exclusão da África do Sul, Namíbia, Zimbábue, Botsuana, Lesoto, Suazilândia, Angola, Moçambique, Malaui e Zâmbia que se apresentam na lista vermelha de risco de contágio criado pelo governo britânico também é uma das medidas de segurança.
Foto Destaque: G7 se reunirá para discutir variante ômicron. Reprodução/Flickr