Segundo estudo, adoçante zero pode aumentar risco de derrame e infarte

William Farias Por William Farias
2 min de leitura

Adoçantes de zero calorias contém uma substância chamada eritritol, que substitui o açúcar. Porém, essa substância tem sido associada à sérios problemas de saúde segundo novo estudo. O principal autor do estudo é o Doutor Stanley Hazen, diretor do Centro de Diagnóstico e Prevenção Cardiovascular do Cleveland Clinic Lerner Research Institute. O estudo foi publicado na revista revista Nature Medicine.

“Se o seu nível de eritritol no sangue estiver entre os 25% superiores em comparação com os 25% inferiores, haverá um risco duas vezes maior de ataque cardíaco e derrame. Está no mesmo nível dos fatores de risco cardíaco mais fortes, como diabetes”, disse o Doutor.

O eritritol é um álcool de açúcar, um carboidrato encontrado em frutas e vegetais. É similar ao xilitol e o sorbitol. Tem em torno de 70% da doçura do açúcar e seu teor é considerado zero caloria de acordo com especialistas em geral.

Outras pesquisas realizadas com animais em laboratório também mostram que o eritritol estaria fazendo com que as plaquetas sangüíneas tivessem maior tendência à coagular.

Os coágulos também podem circular para o coração e causar um ataque cardíaco, ou podem circular para para o cérebro e causar um derrame.

“Obviamente, mais pesquisas são necessárias, mas com muita cautela, pode fazer sentido limitar o eritritol em sua dieta por enquanto”. Explicou Doutor Hazen.

No entanto, a associação Calorie Control Council disse à CNN que “Os resultados deste estudo são contrários a décadas de pesquisas científicas que mostram que adoçantes com baixo teor calórico, como o eritritol, são seguros, conforme evidenciado pelas permissões regulatórias globais para seu uso. em alimentos e bebidas”, segundo o diretor executivo Robert Rankin. “Os resultados não devem ser extrapolados para a população em geral, pois os participantes da intervenção já apresentavam risco aumentado de eventos cardiovasculares”, disse Rankin.

Você confere a reportagem abaixo:



 

Foto principal: Xícara de café com adoçante e açúcar. Reprodução: Pague menos sempre bem

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile