União Europeia reage aos atos racistas contra Vinicius Jr.

Rafael Casemiro Por Rafael Casemiro
9 min de leitura

A alta comissão para os Direitos Humanos das Nações Unidas denunciou nesta quarta-feira (24) os atos racistas direcionados a Vinicius Jr., atacante brasileiro do Real Madrid, que aconteceram durante a partida válida pela liga nacional espanhola, a LaLiga. As Nações Unidas pediram ações conjuntas para eliminar esta mancha no esporte.

“Fazemos um apelo a todos estes eventos esportivos do mundo para enfrentar, combater e prevenir o racismo”, disse Volker Turk, comissário líder das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Neste domingo (21), Vinicius Junior foi alvo de ataques racistas durante a partida que terminou em derrota para o Real Madrid por 1X0 contra o Valencia.

Os insultos geraram um grande impacto na Espanha, onde existem registros de manifestações racistas nos estádios há décadas que quase nunca resultaram em punições reais.

No caso de Vinicius em específico, Turk ressaltou “Uma reação muito forte das autoridades”, e destacou que “Começaram a prender pessoas muito rapidamente na sequência”.

Apesar do apelo, o comissário também disse que é necessário aprender a “lidar com o lado sombrio”.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação…</p>&mdash; Vini Jr. (@vinijr) <a href=”https://twitter.com/vinijr/status/1660379570149683200?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 21, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Em seu Twitter, Vinicius Junior desabafando sobre o caso de domingo. Reprodução: Twitter/@Vinijr


O Real Madrid anunciou que está solicitando as autoridades espanholas que o caso seja investigado. O Valencia prometeu expulsar permanentemente de seu estádio os torcedores que insultaram Vinicius Junior.

O incidente de sábado foi a décima demonstração do “lado sombrio” do esporte contra Vinicius Jr.

Em nota, o governo do presidente Lula, pediu atitudes do governo espanhol: “autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos”.

Casos de racismo sofrido por Vinicius na Espanha:

10) Valencia 1 x 0 Real Madrid – 21/05/2023

Antes do início da partida, vídeos circularam nas redes onde torcedores do Valencia cantavam músicas que chamava o jogador brasileiro de macaco.

Durante o decorrer do jogo, Vinicius Jr. Confrontou os torcedores que o ofendiam na arquibancada. A partir daí o estádio, em coro, chamava o atacante de “Mono”, que em português significa “macaco”.

9) Barcelona 2 x 1 Real Madrid – 19/03/2023

Torcedores do time catalão foram denunciados por xingamentos racistas contra Vinicius Jr. Durante a partida.

Em nota, a LaLiga se pronunciou: “Em vista dos eventos que aconteceram durante o jogo Barcelona x Real Madrid, no qual um intolerável comportamento racista foi novamente observado contra Vinícius Junior, a La Liga reportou os insultos racistas à Corte de Instrução de Barcelona. Esta é a oitava queixa feita pela La Liga às autoridades correspondentes por abusos racistas contra Vinícius Junior.”

8) Betis 0 x 0 Real Madrid – 05/03/2023

Vinicius foi chamado de macaco repetidamente por torcedores do Real Betis, em Sevilla, enquanto se preparava para cobrar um escanteio.

A LaLiga direcionou o caso para autoridades da Espanha.

7) Osasuna 0 x 2 Real Madrid – 18/02/2023

Vinicius Junior foi alvo de gritos racistas durante o minuto de silêncio destinado as vítimas dos terremotos que atingira a Turquia e a Síria.

6) Mallorca 1 x 0 Real Madrid -05/02/2023

Um jovem de 20 anos direcionou ofensas racistas contra o atacante brasileiro durante o jogo. O torcedor foi identificado e o clube proibiu sua entrado ao estádio.

Ele está sendo processado, já que é reincidente em injuria racial. As autoridades pretendem aplicar uma multa de 3 mil Euros e proibir o homem de entrar em estádios de futebol por 6 meses.

5) Real Madrid 3 x 1 Atlético de Madrid – 26/01/2023

No dia anterior ao jogo, torcedores do Atlético penduraram em uma ponte, um boneco, que vestia a camisa de Vinicius Junior, enforcado. O boneco também contia mensagens de ódio contra o Real Madrid.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Janeiro 2023<br><br>Um boneco vestido com a camisa do Real Madrid, o nome e o número de Vini Jr foi pendurado por torcedores do Atlético de Madrid em um viaduto na capital espanhola, como se tivesse enforcado.<br><br>Segue  <a href=”https://t.co/gsnJ2LEpCd”>pic.twitter.com/gsnJ2LEpCd</a></p>&mdash; Luiz Felipe Longo (@longo_lf) <a href=”https://twitter.com/longo_lf/status/1660614479422300161?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 22, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Boneco de Vinicius enforcado na ponte. Reprodução: Twitter/@Longo_jf


4) Valladolid 0 x 2 Real Madrid – 30/12/2022

Substituído durante a partida, Vinicius Junior passava em frente aos torcedores do Vallaloid quando o Real Madrid marcou um gol. O jogador brasileiro comemorou o gol e foi alvo de xingamentos racistas dos torcedores.

O Vallaloid baniu 11 torcedores pelo resto da temporada.

Neste jogo, o atacante criticou a LaLiga por não agir contra o racismo. Em resposta, o presidente da liga, Javier Tebas, ligado a grupos de extrema direita, respondeu ao atacante: “A LaLiga combate o racismo há anos. Vini Jr, é muito lamentável e não é verdade publicar que a LaLiga não faz nada contra o racismo. Se informe melhor. Estamos à sua disposição para que todos juntos, possamos caminhar na mesma direção”.

3) Atlético de Madrid 1 x 2 Real Madrid – 18/09/2022

Antes do início da partida, vídeos circularam na internet em que a torcida do Atlético chamava Vinicius Junior de macaco.

O incidente chegou a ser investigado por autoridades. Que, por algum motivo, concluiu que “as provocações entre torcedores aconteceram dentro da normalidade da rivalidade esportiva — e que os insultos racistas duraram apenas alguns segundos”.

Alguns dias antes da partida, Pedro Bravo, presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores, disse em um canal de televisão, que Vinicius devia para de provocar os adversários e “deixar de fazer macaquices”.

“Você tem que respeitar o rival. Se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil”.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”es” dir=”ltr”>¿Todos los aficionados del Atlético de Madrid son racistas? <a href=”https://t.co/7ldkiQt3lK”>pic.twitter.com/7ldkiQt3lK</a></p>&mdash; Todo Esto Existe (@todoestoexiste) <a href=”https://twitter.com/todoestoexiste/status/1660629074413232131?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 22, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Torcida do Aletico de Madrid chamando Vinicius de Macaco. Reprodução Twitter/Todoestoexiste


2) Mallorca 0 x 3 Real Madrid

Vinicius Junior fez um dos gols e ouviu mais gritos racistas vindos da arquibancada.

O caso foi denunciado as autoridades que, novamente, arquivaram as acusações, alegando que o ocorrido não se encaixava em crime do ódio.

1)Barcelona 1 x 2 Real Madrid

 

O primeiro episódio racista contra o brasileiro na Espanha aconteceu um ano após sua chegada no Real Madrid.

O caso aconteceu no Camp Nou, estádio do Barcelona, durante a partida que resultou na vitória dos madrilenhos. Um torcedor do Barcelona foi racista com o jogador brasileiro.

O incidente foi denunciado a autoridades espanholas que arquivaram o caso sob a justificativa de que não foi possível identificar o agressor.

Foto Destque: Vinicius confrontando os racistas no jogo contra o Valencia. Reprodução: Getty/BBC

Deixe um comentário

Deixe um comentário