Nesta segunda-feira (18), após semanas marcadas por fortíssimos terremotos, entrou em eupção um vulcão localizado na península de Reykjanes, região do sudeste da Islândia. Pessoas que habitavam as regiões próximas do vulcão tiveram de ser evacuadas e o ocorrido forçou também o fechamento de alguns comércios.
Semanas de preparação
Durante semanas, os especialístas registraram uma intensa atividade sísmisca no vulcão localizado na península de Reykjanes, o que consequentimente provocou diversos terremos na região durante todo esse tempo. Por fim, a erupção ocorreu na noite desta segunda-feira, tendo o momento exato do início de sua ativida flagrado por uma câmera que tinha como função realizar o monitoramento da área. Os moradores da cidade de Grindavík já vinham sendo evacuados da região desde o mês de novembro, devido ao risco iminente de erupção.
Cidade de Grindavík visto pelo alto (foto: reprodução/jornaldocomercio)
Além das quatro mil pessoas evacuadas da cidade (aproximadamente), o vulcão também provocou com sua erupção uma enorme fissura no solo da região. Após a explosão, uma fissura com 3,8 quilômetros de comprimento foi aberta no solo da área e ao mesmo tempo, o vulcão expelia uma quantidade de lava que se espalhava por cerca de 100 a 200 metros cúbicos por segundo, como informou o Gabinete de Meteorologia da Islândia.
Consequências da erupção
Com a erupção certa do vulcão, o spa geotérmico Blue Lagoon, famoso por suas águas quentes, teve de ser fechado. Além de deixar o céu laranja, o rastro da explosão vulcânica foi tão forte que, na capital Reykjanes era possível ver a fumaça resultante do fenômeno. A Islândia possui uma quantidade considerável de montanhas vulcânicas – cerca de 130 – devido à sua localização no globo, encontrando-se na região em que se cruzam as placas tectônicas Eurasiática e Norte-americana. Desde o seu descobrimento até os dias de hoje, foram registradas 18 erupções vulcânicas, sendo a erupção na montanha Litli-Hrútur em julho deste ano a última registrada até o ocorrido recente.
Foto destaque: fissura consequente da erupção vulcânica na Islândia (reprodução/oglobo/ Icelandic Department of Civil Protection and Emergency Management)