Cerca de 400 mil casos de dengue são registrados no Brasil, diz ministério

Sofia Souza Por Sofia Souza
3 min de leitura
Foto destaque: Brasil registra quase 400 mil casos de dengue, diz Ministério da Saúde. (reprodução: Freepik)

Nesta quarta-feira (7), o Ministério da Saúde, comandado pela ministra Nísia Trindade, divulgou que o Brasil possui 392.724 casos prováveis de dengue. Além disso, 54 mortes pela doença foram confirmadas pelo Ministério. No entanto, outras 273 mortes ainda estão sendo investigadas com intuito de saber se há relação com a dengue.


Nísia Trindade, ministra da Saúde, faz pronunciamento nacional sobre os números da dengue no Brasil.
(foto: reprodução/Matheus Brasil/ Ministério da Saúde)

Minas Gerais é o estado com maior número de casos

De acordo com os dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira (7), Minas Gerais é o estado com maior número de diagnósticos, com 135.716 casos de dengue. Na sequência, aparecem São Paulo, com 61.873 casos, o Distrito Federal, com 48.657 ocorrências, o Paraná, com pouco mais de 44 mil casos e, por último, o Rio de Janeiro, com  registro de 28.327 ocorrências. Os dados também mostraram que a maioria dos casos de dengue ocorre em mulheres (54,9%) entre 30 e 39 anos, faixa etária que registra 42.204 casos da doença. 

Além disso, o Ministério também monitorou  dados  que registraram a ocorrência da doença entre 100 mil habitantes, o Distrito Federal então é o estado com maior coeficiente de incidência por 100 mil habitantes, com 1.727,2 casos. Na sequência, aparecem Minas Gerais, com 660,8 casos e o Acre, com 539,1 registros de dengue por 100 mil habitantes. 

Início da distribuição da nova vacina Qdenga

 O novo imunizante contra a dengue produzido pela farmacêutica japonesa Takeda, a vacina Qdenga já foi incorporada no Programa Nacional de Imunização (PNI) e já está sendo distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (7), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, falou sobre o início da vacinação.

Vai nos permitir, em um esforço nacional, ter possibilidade de transferência de tecnologia e mobilizar a capacidade de produção nacional para aumentar rapidamente [o número de doses disponíveis]. Mas isso não se faz da noite para o dia”, declarou a ministra. 

Além disso, Nísia Trindade também declarou que o calendário de distribuição das doses da vacina Qdenga aos municípios já está sendo finalizado. O Distrito Federal, líder em incidência da doença entre 100 mil habitantes, deverá receber 194 mil doses da vacina ainda nesta semana. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile