Cidade em Santa Catarina registra sensação térmica de −29,9 °C nesta madrugada

Laura Galdino Por Laura Galdino
3 min de leitura
Foto destaque: Cidade em Santa Catarina registra sensação térmica de -26,9°C (Reprodução/CNN/Mycchel Legnaghi)

Bom Jardim da Serra, uma cidade catarinense, registou nesta quinta-feira, (11), às 5h da manhã, uma sensação térmica de −29,9 °C, conforme o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).

Embora a sensação térmica fosse de −29,9 °C, os termômetros do município registraram uma temperatura de 2,8°C entre as 2h e 5h da manhã desta quinta.


Santa Catarina registra geada e temperatura de -1ºC (Vídeo: reprodução/Youtube/Fala Brasil)

Histórico de geadas

Em geral, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul são as cidades que registram as temperaturas mais baixas de todo o território brasileiro. E, em toda a história do país, a temperatura mais baixa já registrada foi de – 14°C, na cidade de Caçador em Santa Catarina, no ano de 1952.

As cidades catarinenses têm maior chance de ocorrerem geadas, como foi o caso desta quinta-feira, especialmente em regiões com mais vegetação. Um dos moradores registrou imagens da geada na região.


Geada em Santa Catarina (Foto: reprodução/Mycchel Legnaghi)

Previsão para a semana

A Defesa Civil catarinense informou que para a manhã desta quinta-feira (11) as regiões do Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e o Alto Vale do Itajaí, devem receber chuvas moderadas a fortes com predominância de raios e chance de alagamentos.

“O processo de formação da frente fria favorece a aparência das chuvas que devem se iniciar no norte do Estado e se espalhar para as demais regiões ao longo do dia”, segundo a Defesa Civil. O órgão informa ainda que, em geral, as pancadas de chuvas e temporais a essa temperatura são acompanhadas de raios, muitas ventanias e possível queda de granizo, em um período bem curto de tempo.


Previsão do tempo para a quinta-feira 11/07
(Vídeo: reprodução/Youtube/Defesa Civil Santa Catarina)

Sensação térmica

Sensação térmica difere da temperatura registrada pelos termômetros, por corresponder a temperatura sentida pela pele exposta, ou seja, é como a temperatura é percebida pelos seres humanos. Ainda mais quando se considera que a temperatura marcada de fato, ainda é combinada com fatores como a temperatura do ar em si e a velocidade do vento.

Por isso, em dias frios como esta quinta (11), os catarinenses tiveram uma sensação térmica muito inferior à temperatura, devido ao vento.

Seguir
Redatora do site In Magazine (Ig);
Deixe um comentário

Deixe um comentário