Empresas de telefonia americanas passam por problemas de queda de conexão

Letícia Guedes Por Letícia Guedes
3 min de leitura
Foto Destaque: registro do logo AT&T em escritório da empresa (Reprodução/AT&T/exame.com)

Durante a manhã desta quinta-feira (22), uma parte da população dos EUA presenciou um verdadeiro apagão de conexão das redes móveis. Clientes da empresa AT&T acordaram sem sinal de telefone, o que impossibilitou as pessoas de realizarem chamadas, acessarem a internet ou no enviarem de mensagens instantâneas. De acordo com o site de monitoramento de serviços digitais, Downdetector, foram mais de 73 mil reclamações oriundas da população.

Além da AT&T, outras marcas como Verizon e T-Mobile enfrentaram questionamentos acerca de sua lentidão e falha no serviço. No entanto, as empresas afirmaram não terem identificado um problema mais abrangente, diferente da AT&T, e que estariam monitorando seus processos.

Resposta da AT&T e outros veículos a respeito do situação

Em primeiro, a empresa emitiu um comunicado oficial confirmando a falha no sistema, não divulgando sua razão por completo, mas afirmando que estariam trabalhando para consertar os erros.

“Alguns de nossos clientes estão enfrentando interrupções no serviço sem fio nesta manhã. Estamos trabalhando com urgência para restaurar o serviço para eles. Encorajamos o uso de chamadas Wi-Fi até que o serviço seja restaurado.” Escreveu a AT&T. Aparentemente, as irregularidades acerca do funcionamento da telefonia duraram cerca de nove horas.

Para além da interrupção das atividades mais gerais e rotineiras, os clientes também não puderem acessar recursos como completar ligações para o número para emergências nos Estados Unidos, 911. A não conexão ocasionou preocupação em parte da população, que poderia precisar realizar algum tipo de contato urgente com autoridades locais.


print do comunicado
Comunicado emitido pelo Departamento de Bombeiros de São Francisco acerca da instabilidade das redes móveis na região (Foto: reprodução/X/@SFFDPIO)

Desta forma, para tranquilizar os clientes sem serviço, O Corpo de Bombeiros de São Francisco divulgou uma nota na rede social X, da qual eles afirmam estar cientes do problema técnico e alegam que seu centro operacional permaneceu funcionando. Ainda assim, aconselharam aqueles que continuam sem conexão o uso do telefone fixo em caso de emergência.

O que poderia ter causado a falha na conexão da AT&T

Mesmo sem uma explicação clara sobre a crise ocorrida hoje, o maior impasse identificado tem relação direta com a atividade de interconexão dos aparelhos móveis.

Este fenômeno acontece quando a passagem de uma de uma rede para a outra, especialmente na utilização de aparelhos como roteadores, hubs e outros. Esta instabilidade da AT&T já vem ocorrendo de maneira aleatória há alguns dias e, desta forma, a falta de rastreamento do problema inicial pode ter acarretado no corte geral ocorrido hoje.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile